O América desperdiçou boas chances e apenas empatou por 0 a 0 com o Mirassol, nesta quarta-feira (15/5), no Independência, pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com excesso de tentativas e dominante durante todo o tempo, o Coelho não conseguiu ser efetivo diante do time paulista e amargou o resultado sem gols em casa.
Com o resultado, o alviverde cai para a quinta posição e chega a nove pontos na Série B – empatado com o Vila Nova, que está em quarto pelo saldo de gols. Já o Mirassol soma oito e fica na oitava posição na tabela.
O América deixou a desejar nas finalizações – no total, foram 25 chutes, cinco com endereço certo. Mesmo que ditando o ritmo durante ambos os tempos, a equipe não aproveitou as chances criadas, tomou decisões erradas e foi displicente em alguns momentos. A falta de atenção poderia ter custado mais caro. A equipe ficou com o empate, mas deixou o G4.
Próximos jogos
O América volta a campo para enfrentar o Guarani, na segunda-feira (20/5), às 21h, no Estádio Brinco de Ouro, pela sexta rodada da Série B do Brasileiro.
O Mirassol pega o Ituano, no domingo (19/5), às 16h, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, também pela sexta rodada da competição.
Camisas especiais
O América foi a campo com a tradicional camisa com listras verticais verde e preta. Contudo, o uniforme foi estampado com os nomes de cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul no lugar da identificação dos jogadores. As camisas serão leiloadas e toda a renda será doada para o Sul.
Outra alteração no manto americano foi no patrocinador master, com a Estrela Bet cedendo espaço no uniforme para a Central Única das Favelas (CUFA), órgão que está arrecadando doações em dinheiro para as vítimas que foram assoladas pelas tempestades no estado.
O jogo
O América dominou o início da partida. A primeira chance veio logo nos primeiros minutos, quando Fabinho carimbou bola na trave. O Coelho, com maior posse de bola, teve o comando das ações, mas pecou nas finalizações. Nas chegadas mais perigosas à área adversária, faltou capricho dos atacantes, que se perderam ao tentar encontrar espaços e não tomaram boas decisões.
O Mirassol, por sua vez, não conseguiu construir boas jogadas. A equipe ficou completamente amarrada e não deu sequer um chute no gol até o último terço da primeira etapa – enquanto o América já havia se aproximado da meta oito vezes.
Ocupando completamente o campo de ataque, o Coelho encontrou dificuldades para infiltrar na defesa do Mirassol, que se fechou e passou a apostar no contragolpe. A torcida americana investiu nos gritos de incentivo para apoiar os donos da casa nas tentativas sem sucesso.
Segundo tempo
O América voltou com o mesmo comportamento. O cenário parecia até mesmo se repetir – logo no início, Renato Marques carimbou a trave com chute que fez a torcida suspirar. Em seguida, outras boas tentativas com Juninho e, de novo, com Renato. A sequência até provocou certa impaciência dos torcedores, mas eles logo espantaram o clima e voltaram a cantar.
Ainda que parecesse mais perto do gol, o Coelho não acertou nas escolhas. O técnico Cauan de Almeida promoveu trocas. O atacante Vinicius estreou ao entrar no lugar de Renato Marques), enquanto Nicolas substituiu Marlon. Entretanto, nem mesmo a oxigenação no time deu resultado.
Sem brilho, o Coelho não conseguiu converter as boas chances e até viu o Mirassol se arriscar, com Quirino. O placar frustrou o torcedor, que ficou com o grito de gol entalado pelas oportunidades perdidas, sobreutdo pelo América ter pressionado até o fim.
AMÉRICA 0 X 0 MIRASSOL
América: Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon (Nicolas aos 30 do 2T); Alê, Juninho e Moisés (Rodriguinho aos 19 do 2T); Fabinho (Felipe Azevedo aos 40 do 1T), Vitor Jacaré (Adyson aos 19 do 2T) e Renato Marques (Vinicius aos 30 do 2T). Técnico: Cauan de Almeida
Mirassol: Alex Muralha; Lucas Ramon, João Victor, Luiz Otávio e Warley; Neto Moura (Artur aos 36 do 2T), Danielzinho e Gabriel (Chico Kim aos 15 do 2T); Negueba, Fernandinho (Diego Gonçalves aos 15 do 2T) e Dellatorre (Quirino aos 23 do 2T). Técnico: Mozart
Cartões amarelos: Danielzinho, Luiz Otávio, Alex Muralha (Mirassol), Rodriguinho (América)
Motivo: quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: quarta-feira, 15 de maio de 2024
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Público: 2.423
Renda: R$ 25.800,00