O polêmico gol de Renato Marques pelo América na vitória sobre o Santos por 2 a 1, nessa sexta-feira (24/5), está dando o que falar. Inclusive, na imprensa esportiva muito se fala sobre o lance. O gol dividiu opiniões: há quem defenda Renato e quem acredita que fatou fair-play.
No momento do gol, o atacante americano fazia pressão quando o goleiro João Paulo tentou sair jogando e sentiu lesão no tendão do tornozelo esquerdo. Renato ignorou o ‘fair play’ e marcou o gol.
- Leia também: Alvo de gol polêmico do América, Santos já ignorou ‘fair play’; times europeus deixaram adversário marcar
Opinião divididas
Na transmissão do confronto, Dodô, comentarista do SporTV, analisou o lance. Ele não achou a atitude correta, mas evitou condenat o atacante do América. “Olhando toda a situação, eu não faria o gol. Deu tempo de ele ver o João Paulo, que não tinha mais condições de reagir. Eu não faria o gol.”
“O Renato achou por bem fazer o gol. É um lance atípico. Muito particular. Provavelmente, eu não faria o gol. Mas não dá para condenar o Renato que fez o gol”, afirmou.
Neto, comentarista da Band e ex-jogador, por sua vez, saiu em defesa de Renato Marques e não pensou duas vezes para revelar que faria o mesmo. “Julgar o menino em um momento desse é muito difícil. Vou falar, eu faria o gol também.”
“Não vou ficar em cima do muro não. Não teve nada de irregular na jogada. O João Paulo errou, a contusão dele é em um segundo lance. Se essa bola sobra pra mim, eu meto para o gol.”
Neto, comentarista esportivo e ex-jogador
Thiago Reis, apresentador da TV Alterosa, também defendeu o atacante americano. “Quanto ao lance polêmico, nenhuma culpa do Renato Marques. Melhoras ao João Paulo, mas a lesão e a queda foram muito atípicas. Qualquer um teria feito o gol”, declarou em suas redes sociais.
Leia também:
Em sua coluna no UOL, Juca Kfouri detonou o gol do América. “Se ontem no Morumbi o goleiro Axel, do Águia Marabá, fez a defesa mais espetacular da temporada brasileira, hoje, no Horto, o atacante Renato Marques fez o gol mais nojento do ano, ao se aproveitar de lesão do goleiro João Paulo”, disse.
Henrique Fernandes, comentarista da TV Globo, entendeu a atitude de Renato Marques, mas destacou que, “pelo contexto, não era para ter feito (o gol)”. Ele, inclusive, compartilhou um lance de uma partida do Cruzeiro para contextualizar a sua opinião.
Para Conrado Santana, comentarista da TV Globo, o América deveria ter deixado o Santos fazer um gol. Inclusive, apontou que a declaração dada por Juninho, capitão do América, não foi “nada demais”, já que não foi acompanhada de uma atitude em campo.
Situação na tabela
A vitória do América aumentou a invecibilidade do time na Série B. A equipe somou 15 pontos e subiu para a vice-liderança de forma momentânea, mas não corre risco de deixar o G4.
O Santos continua líder, com os mesmos 15 pontos, porém pode perder a posição ao longo da rodada.