O América venceu o Santos, nessa sexta-feira (24/5), por 2 a 1, pela Série B. O primeiro gol do Coelho foi marcado por Renato Marques, em um lance polêmio e anti-fair play. O atacante do América fazia pressão quando o goleiro João Paulo tentou sair jogando e sentiu lesão no tendão do tornozelo esquerdo. No momento, Renato ignorou o ‘fair play’ e marcou o gol.
Em sua coluna para o UOL, Juca Kfouri detonou o gol do América, o qual ele intitulou como o “mais asqueroso do ano”. “Se ontem no Morumbi o goleiro Axel, do Águia Marabá, fez a defesa mais espetacular da temporada brasileira, hoje, no Horto, o atacante Renato Marques fez o gol mais nojento do ano, ao se aproveitar de lesão do goleiro João Paulo”, completou.
O jornalista afirmou ainda que o América poderia ter se redimido, mas optou por entrar para história pelo lado ruim. “Havia como reparar o ato, até por compreensível reflexo de Renato Marques, e fazer o América entrar para a história da ética esportiva: voltar para o segundo tempo e imediatamente fazer o gol contra como maneira de devolver o tento desonroso.”
“O América deu a saída de bola e foi para o jogo, sem nenhuma intençao de entrar para a história pelo lado bom dela. […] Como diria o mineiro Montes Claros, o gênio da raça Darcy Ribeiro, daquelas vitórias que dão vergonha de estar do lado dos vitoriosos”, afirmou.
Situação na tabela
A vitória do América aumentou a invecibilidade do time na Série B. A equipe somou 15 pontos e subiu para a vice-liderança de forma momentânea, mas não corre risco de deixar o G4.
O Santos continua líder, com os mesmos 15 pontos, porém pode perder a posição ao longo da rodada.