Em sua reta final, a Série B está bem perto de definir os promovidos à elite do Campeonato Brasileiro. Faltando três rodadas para o encerramento, três times estão com as vagas encaminhadas no G4.
A Universidade Federal de Minas Gerais aponta que os três primeiros da Série B têm alta probabilidade de subir à primeira divisão: Santos (99,91%), Novorizontino (98,7%) e Mirassol (95%).
O líder da segunda divisão é o Santos, com 65 pontos. O acesso já era esperado pelo fato de o Alvinegro Praiano deter o maior orçamento da competição, bem como ser uma agremiação de bastante tradição no país.
O Peixe tem o melhor ataque do torneio, com 54 gols, e o jogador com a maior presença ofensiva – Guilherme soma 10 gols e oito assistências em 29 partidas.
Já o vice-líder e o terceiro surpreendem de certa forma. Com 63 e 62 pontos, respectivamente, Novorizontino e Mirassol pertencem a cidades pequenas no interior de São Paulo e estavam, poucos anos atrás, sem divisão no Brasileirão.
O Novorizontino foi fundado em 1º de março de 2010 em Novo Horizonte, cidade de 38 mil habitantes a 400 quilômetros da capital paulista. A estreia em uma competição nacional ocorreu em 2016, na Série D. O acesso para a C veio em 2020.
Na primeira participação na Terceira Divisão, em 2021, o Novorizontino terminou em terceiro e subiu para a Série B. Depois de quase retornar à C em 2022, a equipe “bateu na trave” ao terminar em quinto em 2023 (63 pontos).
A 98 quilômetros de Novo Horizonte está o município de Mirassol, com 60 mil moradores e sede do clube homônimo criado em 9 de novembro de 1925.
A ascensão do Mirassol no Brasil se deu a partir dos títulos da Série D, em 2020, e da C, em 2022. Na Série B de 2023, o time fechou em sexto, com os mesmos 63 pontos do Novorizontino, porém abaixo no número de vitórias (19 a 18).
Quarta vaga em aberto
A quarta posição da Série B terá briga acirrada. Os dois postulantes à vaga na Série A têm em comum os milhões de torcedores na região Nordeste e os estádios quase sempre lotados. O Sport é o quarto, com 59 pontos, e Ceará está em quinto, com 57.
De acordo com a UFMG, o Sport tem 76,6% de chance de acesso. Pesa a favor do time pernambucano a disputa de dois dos três últimos confrontos na Ilha do Retiro. Já o Ceará, com 26% de probabilidade, jogará duas vezes fora e uma em casa.
Os clubes são os donos das duas melhores médias de público na Série B: 26.162 para o Ceará (18 jogos) e 15.661 para o Sport (17 jogos). Os dados foram levantados pelo site Ranking da CBF.
Técnicos com passagem pelo futebol mineiro batalham diretamente pela promoção. O Sport é dirigido pelo português Pepa, ex-Cruzeiro, enquanto o Ceará tem Leo Condé, vice-campeão estadual de 2015 pela Caldense.