SÉRIE B

ChatGPT crava os três times que vão subir com o Santos para a Série A

Inteligência artificial analisou a situação das cinco equipes da Série B do Brasileiro que ainda lutam pelo acesso
Foto do autor
Compartilhe

Três vagas ainda estão em aberto na luta pelo acesso à divisão de elite do futebol nacional. O Santos, campeão da Série B de 2024, já está garantido no próximo Campeonato Brasileiro. Agora, cinco times brigam para subir: Mirassol, Novorizontino, Sport, Ceará e Goiás.

Nesse cenário, o ChatGPT, software de inteligência artificial (IA) mais utilizado no mundo, foi consultado pela reportagem de No Ataque para saber quais desses clubes que disputam a Segunda Divisão neste ano conseguirão – conforme a análise do programa -, o acesso para a Série A de 2025.

A ferramenta analisou a tabela da Série B neste domingo (17/11), quando a maior parte dos times já disputou a penúltima rodada da competição.

Nesta segunda-feira (18/11), às 21h45, no Castelão, Ceará e América se enfrentam no complemento da rodada. Sendo assim, o Vozão é o único dos times com chances de subir que ainda disputará dois jogos na Série B. Outro duelo nesta segunda-feira será entre Botafogo-SP e Avaí, às 21h, mas esse confronto não trará implicações na disputa pelo acesso.

ChatGPT crava times que vão subir

De acordo com a análise do ChatGPT, Sport, Mirassol e Novorizontino conseguirão o acesso à divisão de elite do futebol nacional.

A ferramenta de inteligência artifical também esclareceu os motivos pelos quais considerou esses três times e descartou Goiás e Ceará.

Veja a análise da IA

Mirassol

“O Mirassol está em segundo lugar, com 64 pontos e um saldo de 15 gols. A equipe tem 18 vitórias, o que é crucial como critério de desempate. Com apenas uma rodada restante, uma vitória praticamente garante o acesso, já que tem saldo superior ao Novorizontino e é inalcançável pelo Ceará e Goiás. Além disso, o Mirassol tem mostrado consistência ao longo do campeonato, especialmente defensivamente, o que deve ser suficiente para garantir o acesso na última rodada”.

Novorizontino

“O Novorizontino possui os mesmos 64 pontos que o Mirassol, mas com saldo inferior (13 contra 15). Está em terceiro lugar no momento e também tem 18 vitórias, um número que o coloca em boa posição no desempate. Uma vitória na rodada final seria suficiente para confirmar o acesso, e mesmo um empate poderia garantir a vaga, dependendo dos resultados de Ceará e Sport. O retrospecto recente e a campanha estável indicam que o time deve conseguir pelo menos o necessário para assegurar a subida”.

Sport

“O Sport, com 63 pontos, está em quarto lugar e depende apenas de si para subir. Uma vitória na última rodada confirmará o acesso, independentemente de outros resultados. Além disso, a força da equipe na Ilha do Retiro e a tradição do clube pesam a favor de sua classificação. Em momentos decisivos, times com mais experiência costumam se sair bem, e o Sport tem elenco e condições para superar esse desafio final”.

Por que Ceará e Goiás ficam de fora?

Ceará

“Apesar de ter chances matemáticas, o Ceará tem 60 pontos e precisa vencer as duas partidas restantes para atingir 66 pontos. Ainda assim, dependeria de tropeços de Sport, Mirassol ou Novorizontino. A pressão e a necessidade de um aproveitamento perfeito tornam a missão complicada, mesmo com o bom número de vitórias”.

Goiás

“Com 60 pontos e apenas um jogo restante, o Goiás não pode ultrapassar Sport, Mirassol ou Novorizontino se estes pontuarem em seus jogos finais. Mesmo que vença, precisaria de uma combinação improvável de resultados para subir”.

Compartilhe