SÉRIE B

O recordista de participações na Série B que está pela 11ª vez seguida na mesma divisão

Neste sábado (5/4), equipe começará a caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro e será 11ª participação seguida

Não sobe, mas também não cai. Esse é o padrão do CRB na Série B do Campeonato Brasileiro nas últimas dez edições. Recordista isolado de participações na Segundona, o time alagoano estreia na edição de 2025 neste sábado (5/4), às 16h, e disputará a mesma divisão pela 11ª vez seguida.

A primeira partida do CRB na Série B deste ano será no Rei Pelé, em Maceió, diante da Chapecoense. Mas um fato é que o clube já está acostumado em disputar a competição.

Recordes do CRB na Série B

Em 2014, o CRB disputou a Série C do Campeonato Brasileiro, chegou à semifinal e subiu para a Segunda Divisão mesmo com a derrota para o futuro campeão Macaé. Depois disso, o segundo patamar nacional se tornou a “casa” do Galo da Praia.

O CRB reestreou na Série B em 2015 e inicia neste sábado (5/4) a 11ª participação seguida na Segundona. Esse número é um recorde entre os clubes brasileiros.

Outro posto alcançado pelo time alagoano é de time com mais participações na Segunda Divisão. Essa será a 32ª vez que o CRB disputará a Série B, uma a mais que o Ceará, que dividia o posto com a equipe de Maceió, mas subiu para a Série A de 2025.

A campanha em 2024

Só que esses recordes apenas foram alcançados pelo CRB após uma campanha bem curiosa em 2024. Na última edição, a equipe ficou 71 dias sem vencer e, mesmo assim, sobreviveu na Segunda Divisão.

Em 20 de julho do ano passado, o CRB recebeu o Ituano pela 16ª rodada da Série B e triunfou por 1 a 0 – graças a um gol aos 48 minutos do segundo tempo. A vitória seguinte do time só ocorreu em 29 de setembro: também no Rei Pelé, a equipe bateu o América por 2 a 1, em jogo da 29ª rodada. 

Em meio a esses jogos, foram 13 partidas: oito derrotas e cinco empates, ou seja, o CRB conquistou apenas cinco pontos entre as rodadas 17 e 28 da Série B de 2024 – somado a um duelo atrasado da sétima rodada. Apesar dos números ruins, escapou do rebaixamento.

A sobrevivência na Série B se deve ao início com seis vitórias e quatro empates nos 15 primeiros jogos – aproveitamento de 48,8% – e, principalmente, à reta final com a chegada do técnico Hélio dos Anjos. Foram cinco vitórias e dois empates nas últimas 11 partidas – aproveitamento de 51,5%. 

O experiente treinador de 66 anos chegou ao CRB após o 12º jogo sem vencer no campeonato e teve um empate na estreia. Depois disso, a equipe, que estava em 18º na Série B, voltou a triunfar e arrancou com os cinco triunfos necessárias para escapar do rebaixamento. Mesmo assim, Hélio dos Anjos não seguiu no time, que é treinado por Eduardo Barroca.

CRB em 2025

Se o CRB permanecerá na Segunda Divisão, subirá para a elite ou cairá para a Série C apenas o futuro dirá, mas o início de ano animou o torcedor com a conquista do tetracampeonato consecutivo do Estadual.

Em 15 de março, no jogo de volta da final, o CRB bateu o ASA por 2 a 1 e ergueu a taça do Campeonato Alagoano pela 35ª vez, sendo a quarta conquista seguida e a quinta nos últimos seis anos.

Já na Copa do Nordeste, o time foi eliminado após ficar na quinta posição do Grupo A. E a equipe ainda não disputou a Copa do Brasil por entrar diretamente na terceira fase, já que foi vice-campeão regional em 2024 e o vencedor Fortaleza foi à Libertadores.

Entretanto, em resumo, o CRB entra na Série B de 2025 com um objetivo: deixar a Segunda Divisão e os recordes para trás e voltar a disputar o Brasileirão após mais de quatro décadas – última vez na elite foi em 1984.

Compartilhe