A noite desta segunda-feira (3/11) pode ficar marcada pela entrada de um time no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro restando apenas três rodadas para o fim. O Novorizontino viu os tropeços de boa parte dos rivais diretos e precisa vencer o América para entrar no grupo de acesso à elite do futebol nacional.
A equipe do interior paulista visitará o Coelho nesta segunda-feira (3/11), às 19h, no Independência, pela 35ª rodada da Segunda Divisão do Brasileiro. E enquanto o América deseja “zerar” o risco de rebaixamento, o Novorizontino pode se aproximar do acesso inédito.
Com 55 pontos, o representante de Novo Horizonte, cidade do interior de São Paulo, está na sétima colocação, mas subirá três ou quatro posições na tabela da Série B caso triunfe em Belo Horizonte.
Os três pontos diante do América levariam o Novorizontino para a marca de 58 tentos, deixando Goiás, Criciúma e Athletico-PR para trás. E em caso de goleada, os paulistas até passariam o Remo, se tornando o terceiro colocado.
Isso pode ocorrer pelos tropeços dos adversários diretos. Coritiba, Chapecoense, Remo e Criciúma empataram na 35ª rodada, enquanto o Goiás perdeu para o Athletico-PR. O Furacão, inclusive, foi o único time dos oito primeiros colocados que venceu na rodada.
Até por isso, no atual cenário, o Novorizontino já tem 37,8% de chances de subir à Série A do Campeonato Brasileiro, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pode ir além em caso de vitória.
Classificação da Série B do Campeonato Brasileiro
- Coritiba – 61 pontos
- Chapecoense – 58 pontos (17 vitórias)
- Remo – 58 pontos (15 vitórias)
- Athletico-PR – 56 pontos
- Criciúma – 55 pontos (15 vitórias e +12 de saldo)
- Goiás – 55 pontos (15 vitórias e +5 de saldo)
- Novorizontino – 55 pontos e um jogo a menos (14 vitórias)
- CRB – 52 pontos
- Avaí – 51 pontos (13 vitórias e +8 de saldo)
- Atlético-GO – 51 pontos (13 vitórias e +3 de saldo)
- Cuiabá – 50 pontos
- Vila Nova – 45 pontos
- Operário-PR – 43 pontos
- América – 41 pontos e um jogo a menos
- Ferroviária – 40 pontos
- Athletic – 37 pontos
- Amazonas – 35 pontos (8 vitórias e -15 de saldo)
- Botafogo-SP – 35 pontos e um jogo a menos (8 vitórias e -20 de saldo)
- Volta Redonda – 34 pontos e um jogo a menos
- Paysandu – 27 pontos