Ex-atacante do Cruzeiro, Sassá foi um dos destaques do Amazonas em 2023, temporada em que o clube conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro. Identificado com a torcida e com o estado, o atacante recebeu, nessa quinta-feira (4/1), o título oficial de cidadão amazonense.
A honraria havia sido proposta pelos deputados estaduais João Luiz (Republicanos) e Joana Darc (União Brasil) logo após a conquista da Terceira Divisão no fim do ano passado e, na última semana, foi confirmada por meio do Diário Oficial do Estado do Amazonas.
“Sassá é um jogador talentoso com uma história de sucesso em diversos clubes do futebol brasileiro. No Amazonas FC não foi diferente e o atleta, juntamente com os outros integrantes do clube fizeram história e garantiram o título do Campeonato Brasileiro Série C sobre o Brusque. Essa é uma homenagem justa para este jogador que tem elevado o nome do nosso estado no Brasil”, disse João Luiz quando levou a proposta à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Relação de Joana Darc com o Amazonas
A deputada estadual Joana Darc foi uma das apoiadoras do Amazonas FC na campanha histórica do título da Série C do Campeonato Brasileiro. Ela, inclusive, estava no pódio durante a premiação e foi homenageada com uma bandeira.
Em maio de 2023, ela destinou R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares ao clube. De acordo com a deputada, o dinheiro seria enviado a um projeto social desenvolvido pelo Amazonas FC para revelar jogadores em escolinhas de futebol nas comunidades de Manaus e no interior do estado.
Temporada especial para Sassá
Em 2023, Sassá anotou 19 gols (18 pelo Amazonas, na Série C, e um pelo Athletic, no Campeonato Mineiro). É a melhor marca da carreira dele – anteriormente, o ano mais goleador do carioca foi em 2016, quando balançou as redes 14 vezes pelo Botafogo.
Ele terminou a temporada como artilheiro da Série C e entre os jogadores que mais marcaram gols no futebol brasileiro.
Série B de 2024
Além de Amazonas e Brusque, campeão e vice da Série C, Paysandu e Operário, segundos colocados nos quadrangulares, subiram à B de 2024.
A CBF definiu o dia 6 de maio para o começo da competição, que terminará em 26 de novembro. Serão 20 clubes duelando em turno e returno, totalizando 38 rodadas. Os quatro melhores sobem à Série A, e os quatro piores caem para a C.