O América superou a falha do goleiro Dalberson e venceu o Guarani de virada, por 2 a 1, nesta segunda-feira (20/5), no Brinco de Ouro, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em partida equilibrada no número de chances (13 a 12), o Coelho saiu atrás, mas se recuperou bem. Luccas Paraizo marcou para o Brugre, enquanto Fabinho e Moisés balançaram as redes pelo time mineiro.
Com o resultado, o América voltou ao G4, agora com 12 pontos, em quarto lugar, e segue invicto. O Guarani, por sua vez, não alcançou o objetivo e permanece no Z4, na vice-lanterna, com três pontos.
Assista aos gols
Precisando da vitória, o time da casa foi pra cima e saiu na frente após falha de Dalberson no gol. Os visitantes, contudo, não se intimidaram e permaneceram focados na ideia de manter a posse de bola para criar jogadas com tranquilidade.
O empate veio ainda no primeiro tempo, com Fabinho, de cabeça. Já na segunda etapa, Moisés foi decisivo em cobrança de pênalti e garantiu o primeiro triunfo fora de casa na Série B.
Próximos jogos
O América volta a campo na sexta-feira (24/5), para enfrentar o Santos, às 21h30, no Independência, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Já o Guarani pega o Paysandu, no sábado (25/5), às 21h, no Brinco de Ouro, também pela sétima rodada.
O jogo
O América começou com maior posse de bola, com pressão na saída de bola do Guarani. Os donos da casa, por sua vez, ficaram os lançamentos para tentar ultrapassar as linhas. A primeira chance foi do Bugre, em cabeceio de Douglas após cobrança de escanteio. Ele viu a bola raspar na trave.
O Coelho emplacou sequência de chances de escanteio após pressionar, mas só ameaçou. O Guarani deu o troco aos 18 minutos. Em lançamento para o campo de ataque, Ricardo Silva deixou a bola quicar e tentou tocar de cabeça para Dalberson. Na tentativa de afastar, o goleiro cometeu falha bizarra e furou o chute. Luccas Paraizo aproveitou e mandou para o fundo das redes: 1 a 0.
Minutos depois, outro susto. Em chute de fora da área, Dalberson espalmou, e a bola sobrou nos pés de Luccas Paraizo. O atacante tentou a finalização, mas o zagueiro Éder chegou para cortar e evitou que o Guarani ampliasse.
O América reagiu. Sem se desestabilizar por causa do gol sofrido, a equipe continuou ditando o ritmo. Renato Marques recebeu de Juninho na linha de fundo, pelo lado direito e cruzou para a área. Fabinho surgiu bem posicionado e cabeceou para o gol para deixar tudo igual aos 29 minutos: 1 a 1.
Insistente, o alviverde foi quem se deu melhor na reta final da primeira etapa. Em nova chance de bola parada, Moisés mandou na trave. A equipe buscou trocar passes com tranquilidade em busca de espaços. Por outro lado, o Guarani foi menos paciente e não conseguiu criar mais oportunidades perigosas.
Segundo tempo
Com o placar em aberto, as duas equipes voltaram com força total para a segunda etapa. América e Guarani imprimiram velocidade na troca de passes para tentar emplacar ataques. A melhor chance ficou com o Coelho. Éder cabeceou forte na área, e Vladimir reagiu rápido para espalmar. O zagueiro tentou mais uma vez, mas o goleiro salvou.
A partida ficou equilibrada. Mesmo que o Coelho tivesse mais posse e conseguisse progredir melhor – ficou a maior parte do tempo no campo ofensivo -, as chances estavam equiparadas. Era lá e cá.
O América voltou com a melhor chance na bola parada (novamente). Dessa vez, aproveitou. Renato Marques chutou de fora da área, mas houve desvio de Douglas. Em análise do VAR, o árbitro viu o toque de mão e assinou pênalti. Moisés foi para a batida e converteu: 2 a 1.
No fim, o Guarani pressionou em busca do empate, mas não foi o suficiente. O América se concentrou na marcação e garantiu, com certa segurança, o triunfo que levou o time ao G4.
Guarani 1 x 2 América
Guarani
Vladimir; Diogo Mateus, Lucas Adell (Léo Santos aos 17 do 2T), Douglas e Jefferson; Camacho (Anderson Leite aos 25 do 2T), Reinaldo (Marlon Douglas aos 17 do 2T), Chay (Gustavo França, no intervalo) e Matheus Bueno; Luccas Paraizo (Rafael Freitas aos 17 do 2T) e João Victor. Técnico: Júnior Rocha
América
Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê (Felipe Amaral aos 42 do 2T), Juninho (Benítez aos 25 do 2T) e Moisés; Fabinho (Felipe Azevedo aos 13 do 2T), Adyson (Vitor Jacaré aos 25 do 2T) e Renato Marques (Brenner aos 42 do 2T). Técnico: Cauan de Almeida
Motivo: sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Brinco de Ouro
Data: segunda-feira, 20 de maio de 2024
Gols: Luccas Paraizo, aos 18 do 1T (Guarani); Fabinho, aos 29 do 1T; Moisés, aos 33 do 2T (América)
Cartões amarelos: Chay, Diogo Mateus, Jefferson, Mateus Bueno (Guarani); Moisés (América)
Árbitro: Anderson Ribeiro Gonçalves (GO)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Tiago Gomes da Silva (GO)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Público: 3.562
Renda: R$ 75.970,00