O América voltou a vencer como visitante no Brasileiro depois de 22 partidas. Na noite desta segunda-feira (20/5), o Coelho sacramentou vitória sobre o Guarani por 2 a 1, no Brinco de Ouro, pela sexta rodada da Série B. O time retornou ao G4, com 12 pontos, em quarto lugar.
O último triunfo do América fora de casa havia sido ainda em 2022, diante do Bragantino. Na ocasião, o alviverde venceu por 4 a 1, no Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada da Série A – com dois gols de Juninho, um de Henrique Almeida e outro de Everaldo.
Em 2023, na péssima campanha que culminou no rebaixamento à Segunda Divisão, o América não venceu nenhuma partida fora de seus domínios. Em 19 partidas longe do Independência, foram 12 derrotas e sete empates.
Nesta temporada, os dois primeiros duelos renderam dois empates. Na estreia, o América ficou no 1 a 1 com o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz. Depois, pela terceira rodada, buscou a igualdade contra a Chapecoense, na Arena Condá: 2 a 2.
A vitória sobre o Guarani traz a confiança como visitante de volta. Depois de um empate amargo em casa (1 a 1 com o Mirassol), o Coelho retorna ao pelotão dos quatro primeiros e segue invicto na Série B.
Tabu contra o Guarani
Além disso, o América ampliou histórico tabu diante do Guarani no Campeonato Brasileiro. O Coelho nunca perdeu para o Bugre – seja pela Série A ou pela Série B.
Agora, são seis vitórias do América e quatro empates na Série B. No Brinco de Ouro, o Coelho ganhou cinco vezes e empatou uma. No Independência, houve três empates e um triunfo americano.
O Guarani ganhou do América somente em partidas pela Copa do Brasil: duas na edição de 2002 e uma em 2004.
América na Série B
O América volta a campo na sexta-feira (24/5) para enfrentar o Santos, às 21h30, no Independência, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.