Com gol polêmico, o atacante Renato Marques ultrapassou Gonzalo Mastriani na artilharia do América em 2024. O uruguaio, que atualmente defende o Athletico-PR, ainda mantinha o posto de maior goleador do Coelho na temporada.
Renato Marques, de 20 anos, foi peça fundamental na vitória do América sobre o Santos por 2 a 1, nessa sexta-feira (24/5), no Independência, pela Série B. Autor do primeiro gol, o jogador protagonizou cena anti-fair play e recebeu críticas pela atitude.
Isso porque ele fazia pressão quando o goleiro João Paulo tentou sair jogando e sentiu lesão no tendão do tornozelo esquerdo. No momento, Renato ignorou o ‘fair play’ e mandou a bola para o fundo da rede.
Com o feito, Renato chegou ao sétimo gol na temporada, ultrapassando Mastriani, que deixou o clube com seis gols marcados em apenas dois jogos. Em 2024, o jovem da base do América esteve em campo 17 vezes e também contribuiu com duas assistências.
Dos sete gols, quatro foram pelo Campeonato Mineiro – ele marcou diante do Pouso Alegre, Ipatinga, Uberlândia e Cruzeiro – e outros três pela Série B – Botafogo-SP, Vila Nova e Santos.
Renato ultrapassa Richarlison
Além de Mastriani, Renato ultrapassou a marca de Richarlison com a camisa americana. Pelo Coelho, ainda em 2015, o Pombo disputou 24 partidas, marcou nove gols e contribuiu com três assistências.
Integrado ao profissional do América em 2022, Renato agora soma 33 jogos, 10 gols e duas assistências.
Artilharia do América em 2024
- Renato Marques – 7 gols
- Mastriani (Athletico-PR) – 6 gols
- Fabinho – 4 gols
- Juninho – 3 gols
- Alê – 3 gols
- Jacaré – 2 gols