A saída do meio-campista Emmanuel Martínez do América foi uma novela. Depois de alguns meses sendo cobiçado no mercado da bola, o jogador se transferiu para o Fortaleza. Ao No Ataque, Marcus Salum revelou ‘baque’ com a venda do atleta e mandou indireta para ‘culpado’ pelo negócio.
No início de abril, o Coelho concretizou a venda de 80% do passe do jogador por US$ 1,8 milhão (R$ 9 milhões). Desde a queda do América à Série B, Martínez havia sinalizado o desejo de deixar o clube. Para Salum, tanto a saída do meio, quanto a do atacante Mastriani (ao Athletico-PR), foram um difíceis.
“O que nós não podemos fazer é negociar mal. “O desgaste que nós tivemos esse ano, com Mastriani e Martínez, não quero para ninguém. Você cai para a Segunda Divisão, comprou um jogador de um clube pequeno no exterior e ele quer sair? É muito duro para a gente que dirige. Você inventou uma nova forma dele viver, num nível melhor, e ele vira as costas para você? Isso foi ruim para mim. Foi um baque que eu não esperava”, começou o dirigente.
Salum ainda citou uma recente transferência que foi motivada pela pressão – a de Cássio para o Cruzeiro. De acordo com o presidente, a negociação pelos jogadores foi complicada, principalmente para chegar no acordo dos valores.
“A partir do momento que um jogador te pressiona para sair e buscar proposta, você acaba sendo espremido. Um exemplo agora, do Cássio. O Cássio quer sair e perturba o Corinthians pra sair. Ou tem um atleta que não quer jogar ou vou vender. O caso do Mastriani e Martínez, o vínculo era pequeno, de um ano só”, falou.
“Tenho jogadores lá que têm orgulho de vestir a camisa na A ou na B. E são jogadores menores de mercado. Não foi um negócio fácil. O Mastriani foi mais fácil, porque ele pediu para colocar um preço e desempenhou. O Martínez a gente sabe quem foi o culpado, tem CNPJ”
Marcus Salum, presidente do América
Questionado sobre quem seria o culpado, Salum disse: “Não vou falar. Mas todo mundo que tem inteligência sabe”.
Atrito com empresário
Em 2024, Martínez não entrou em campo com a camisa do América. Durante o Campeonato Mineiro, o meio-campista sofreu com lesão. Após partida contra o Pouso Alegre, na estreia do Estadual, o presidente Alencar da Silveira Júnior mandou indireta para o empresário do jogador, Ângelo Pimentel.
Na época, em contato com o No Ataque, o Alencar não citou o nome de Martínez, porém, disse que o agente estaria persuadindo jogadores da equipe profissional e da base do Coelho.
“É uma pessoa que não é bem-vinda no América. Já deu problema no passado do América. Quando ontem [quinta-feira] foram colocar pra mim que está assediando jogador, que está assediando jogador da base, eu já tinha proibido antes a entrada dele em jogos do América. Ele está proíbido de entrar no CT do América”, afirmou Alencar.