AMÉRICA

Ex-comentarista da Band conta como se preparou para virar analista do América

Novo contratado do América, o jornalista Léo Gomide iniciou a preparação para trabalhar com análise de mercado há cerca de três ano
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O jornalista Léo Gomide vai começar a atuar em outra área. O profissional com passagens por Rádio Inconfidência, TV Bandeirantes e Rádio 98 será analista de mercado do América. Ele revelou que já vinha se preparando para a mudança há cerca de três anos.

“Estou animado e grato ao América pela porta aberta e oportunidade. Um clube muito organizado e que, com certeza, terei não só a possibilidade de agregar mas aprender no departamento de análise. Comecei a pensar nesta transição à época da pandemia. Neste primeiro semestre tive uma enriquecedora experiência como estagiário no departamento de scouting do Sporting Clube de Braga, de Portugal, selecionado após um curso oferecido pelo clube”, destacou Léo Gomide em depoimento ao No Ataque.

Gomide se formou em jornalismo pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2007. Ele também fez cursos de análise de desempenho PRO na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de Big Data na Sports Data Campus, da Espanha; e de gestão técnica na Universidade do Futebol.

“O scouting é uma área que requer um refino na avaliação individual do atleta, perfil, etc. Manter a busca por conhecimento é algo que seguirei, mas agora também colocando em prática no América”, completou.

No América, o analista trabalhará com outro profissional com carreira no jornalismo. Lucas Prates foi repórter fotográfico dos jornais Estado de Minas (2004 a 2006) e Hoje em Dia (2008 a 2023) antes de ingressar no departamento de futebol do Coelho.

Carreira de Léo Gomide

Léo Gomide foi, por muitos anos, setorista do Atlético nas rádios BandNews e Inconfidência. Além dos questionamentos pertinentes a jogadores, treinadores e dirigentes em entrevistas, o jornalista se destacava em apurações de bastidores e chegou a ser o repórter especializado em notícias do Galo com maior número de seguidores no antigo Twitter (atual X).

Por uma decisão pessoal, Gomide excluiu o perfil no Twitter no período em que já atuava como comentarista na Band e na Rádio 98. E então decidiu se dedicar à análise do futebol além dos resultados das partidas. O jornalista se especializou em destrinchar conceitos táticos e técnicos de equipes e jogadores tanto na programação da TV quanto em seu perfil no Instagram.

Compartilhe