AMÉRICA

América tem confronto direto na luta para voltar à liderança da Série B

Há três jogos sem vencer, Coelho terá que superar a melhor defesa da Série B para ter chance de voltar à liderança; saiba qual o trunfo do América
Foto do autor
Compartilhe

Para voltar à liderança da Série B do Campenato Brasileiro, o América terá que superar adversário complicado. Há três jogos sem vencer, o Coelho tem pela frente confronto direto na briga pelo topo da tabela: enfrentará o Operário, quarto colocado, neste sábado (6/7), no Independência, pela 14ª rodada da competição.

O time paranaense está apenas uma posição abaixo do América, que ocupa o terceiro lugar. As duas equipes têm campanhas quase idênticas: mesmo número de pontos (13), de vitórias (seis), de empates (quatro) e de derrotas (três). O Coelho só está acima na classificação porque leva a melhor no saldo de gols: cinco, contra dois do Operário.

América vive pior fase na Série B

O time treinado por Cauan de Almeida teve início fulminante na Série B – passou os sete primeiros jogos invicto e, na nona rodada, com vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, no Independência, assumiu a liderança da competição.

Após quase um mês e cinco partidas disputadas, o América perdeu a primeira colocação nessa terça-feira (2/7), depois de ser derrotado por 2 a 1 pelo Goiás, pela 13ª rodada, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. Com o tropeço, o time alviverde foi ultrapassado pelo Avaí, que assumiu a ponta da tabela com 23 pontos, e pelo Santos, segundo colocado com a mesma pontuação do América (22).

O “baque” vem na pior fase do Coelho no campeonato: há três partidas, a equipe não sabe o que é vitória. Antes do revés para o Goiás, havia empatado por 1 a 1 com o Avaí, no Independência, pela 12ª rodada, no dia 25/6, e perdido por 1 a 0 para o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, pela 11ª rodada, no dia 19/6).

Operário tem a melhor defesa da Série B

Para reencontrar o caminho da vitória, o América terá a difícil missão de superar a sólida linha defensiva do Operário. O time paranaense tem a melhor defesa da Série B. Os números impressionam: os comandados do técnico Rafael Guanaes sofreram apenas sete gols em 13 partidas – ou seja, em média, precisam de quase dois jogos para sofrer um gol.

A equipe de Ponta Grossa-PR, no entanto, também amarga jejum de vitórias. Não vence há dois jogos: empatou por 1 a 1 com o Paysandu, no estádio Curuzu, pela 13ª rodada da Segunda Divisão, no domingo (30/6), e perdeu por 1 a 0 para o Botafogo-SP, no Estádio Germano Krüger, no dia 22/6.

América tem trunfo

Se o Operário tem a defesa segura como principal trunfo, o América tem outra carta na manga: o fator casa.

O Coelho está invicto no Independência há mais de oito meses. A última derrota no estádio foi ainda no ano passado, no fim de novembro, quando sofreu 3 a 0 do Flamengo, pela 35ª rodada da Série A do Brasileiro.

Desde o último revés em casa, o América disputou 13 partidas – venceu oito e empatou cinco.

Série B acirrada

O cenário atual da Série B mostra que, ao que tudo indica, os quatro times que conquistarão o acesso à elite nacional serão definidos no detalhe.

Apenas quatro pontos separam o líder, Avaí (23), do 11º colocado, Novorizontino (19). No G-4, três times estão empatados com 22 pontos (Santos, segundo, América, terceiro, e Operário, quarto).

Sete times têm chances de entrar no G-4 após a 14ª rodada: Goiás (quinto, 21 pontos), Vila Nova (sexto, também com 21), Sport (sétimo, com 20), Coritiba (oitavo, com 19), Ceará (nono, também com 19), Mirassol (décimo, com 19) e Novorizontino (11º, com 19).

Compartilhe