O América avançou nas negociações pelo meio-campista argentino Fernando Elizari, do Defensor Sporting, do Uruguai. O jogador de 33 anos foi campeão da Copa Libertadores com o San Lorenzo, em 2014, e já foi treinado por Maradona. Entre todas as curiosidades do atleta, a que mais chama atenção é o parentesco com um conhecido da torcida do Atlético – ele é primo de Gabriel Milito, técnico do Galo.
O No Ataque apurou que Elizari fará seu último jogo com a camisa do Defensor nesta sexta-feira. O time entra em campo para enfrentar o River Plate, pela sétima rodada da fase de grupos da Primeira Divisão Uruguaia.
A informação de que o Coelho negociava com o meia foi inicialmente publicada pelo jornalista uruguaio Guille López e confirmada pelo No Ataque.
Elizari é aquele meio-campista tradicional, que trabalha na distribuição e no planejamento de jogadas ofensivas. Destro, ele costuma ocupar bastante parte do campo pelo lado esquerdo, tanto na defesa, quanto no ataque.
O alviverde busca um jogador para a posição porque não pode contar com Benítez, o grande responsável por ‘coordenar’ o meio-campo da equipe. Ele sofreu uma lesão grave no tendão de Aquiles direito e teve que passar por cirurgia. O tempo de recuperação não foi informado.
Além disso, o Coelho também procura um atacante. O clube já acertou com o zagueiro Lucão, outra posição visada pela diretoria nesta janela de transferências.
Parentesco com Milito
Elizari é primo de primeiro grau de Gabriel Milito, técnico do Atlético, e de Diego Milito, diretor de futebol do Racing. A mãe dos dois ex-jogadores é irmã do pai de Fernando Elizari. Os pais do meio-campista são padrinho e madrinha de cada um da família Milito.
A criação próxima estendeu o laço da família. Em entrevista ao El País, Elizari revelou que Gabriel Milito é padrinho do seu filho mais novo.
Carreira de Elizari
Elizari começou a carreira no Quilmes, da Argentina. Depois, seguiu para o Independiente. Ele retornou ao Quilmes antes se transferir para o San Lorenzo, onde foi campeão da Libertadores. O meia disputou quatro jogos na campanha surpreendente do time argentino na competição.
Depois, ele ainda acumulou passagem pelo Defensa y Justicia, Johor, da Malásia, até chegar ao Dorados, do México. Na equipe mexicana, em 2018 e 2019, foi treinador por Maradona, ídolo argentino.
Por fim, Elizari seguiu para o Unión e Cerro. Em 2021, chegou ao Defensor. Com a camisa da equipe, são 96 jogos e oito gols.