Em tarde pouco inspirada, o América perdeu a chance de encostar na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (20/7), o alviverde empatou por 0 a 0 com o Amazonas, no Independência, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada da competição.
Com o resultado, o América segue na terceira posição, agora com 27 pontos. Em caso de vitória, o Coelho chegaria aos mesmos 29 do líder Santos, mas não assumiria a ponta por desvantagem no número de vitórias. Já o Amazonas fica em 15º lugar, com 20.
O primeiro tempo foi complicado para o América. O time mineiro, que costuma criar as jogadas a partir da troca de passes, foi barrado pela pressão alta exercida pelo Amazonas. As principais jogadas passaram pelos pés do ponta-direito Adyson, que deixou o centroavante Brenner em condições de marcar duas vezes, mas não obteve sucesso.
Na segunda etapa, o time de Cauan de Almeida até chegou a esboçar um certo domínio, mas que durou pouco. O Amazonas conseguiu se reorganizar defensivamente e impediu o Coelho, pouco criativo, de criar grandes chances de gol. Como os visitantes também não levaram perigo ofensivamente, o placar permaneceu zerado.
Próximos jogos
O América volta a campo na próxima terça-feira (23/7), contra o Ituano, no Estádio Novelli Júnior, pela 17ª rodada da Série B. A bola vai rolar a partir das 21h.
Já o Amazonas joga contra o Guarani, na quarta-feira (24), às 21h30. A partida será disputada no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, também pela 17ª rodada.
O jogo
Primeiro tempo
O início do jogo foi de poucas oportunidades. Ao contrário do que é acostumado, o América não conseguiu controlar a partida por meio da posse de bola. Quando tentou sair trocando passes, o time mineiro foi barrado pela pressão amazonense. A solução, então, foram ligações diretas para o ataque.
A melhor chance surgiu justamente quando o Coelho conseguiu quebrar a pressão adversária e, após a bola passar sozinha pela pequena área do Amazonas, Adyson dominou na direita e cruzou para Brenner, que cabeceou exigindo grande defesa do goleiro.
A partir da metade do primeiro tempo, o Amazonas cedeu mais campo para o América, entretanto os mineiros não conseguiram aproveitar o espaço. O trio de meio-campo formado por Alê, Moisés e Juninho se mostrou inoperante, enquanto o time visitante chegava ao ataque com poucos passes.
O América teve novamente a chance de abrir o placar no fim da primeira metade. Adyson lançou Brenner na entrada da área adversária. O atacante conseguiu dominar, mas chutou para fora. Pouco depois, o Amazonas armou uma bela jogada de contra-ataque, que exigiu grande defesa de Elias.
Segundo tempo
O América voltou mais ligado na segunda etapa, ocupando o campo de defesa do Amazonas. A pressão exercida pelo adversário no primeiro tempo não se repetiu, o que deu a possibilidade de os mineiros circularem a bola na entrada da área. Apesar disso, os lances de perigos surgiram apenas em chutes de média distância.
O domínio americano pouco durou. Mesmo com as linhas mais baixas, o Amazonas seguiu interrompendo as criações do América. Assim como na primeira etapa, o trio de meio do alviverde pouco contribuiu ofensivamente. Adyson, que vinha sendo o destaque do jogo, passou a participar menos do jogo.
As entradas de Renato Marques, Gustavinho e Felipe Azevedo até ofereceram mais mobilidade ao ataque do Coelho, mas não refletiram no aumento de jogadas criativas.
A tônica se repetiu até o fim da partida. O jogo se tornou mais truncado, com muitas faltas, ligações diretas e bolas cruzadas na área. Dessa forma, o 0 a 0 permaneceu no placar.
América 0 x 0 Amazonas
América
Elias; Mateus Henrique (Daniel Borges, aos 38′ do 2T), Ricardo Silva, Éder, Marlon; Alê, Juninho, Moisés (Gustavinho, aos 26′ do 2T); Fabinho (F. Azevedo, aos 26′ do 2T), Adyson (Thauan Willians aos 38′ do 2T) e Brenner (Renato Marques, aos 15′ do 2T). Técnico: Cauan de Almeida.
Amazonas
Marcão; Ezequiel, Miranda, Iván Alvariño e Fabiano; Erick Varão, Cauan Barros e Rafael Tavares (Diego Torres, aos 24′ do 2T); Ênio (Johnny Uchuari aos 34′ do 2T), Sassá (Jô, aos 24′ do 2T) e Matheus Serafim (Cocote, aos 33′ do 2T). Técnico: Rafael Lacerda.
Cartões amarelos: Adyson, Gustavinho e Mateus Henrique (América); Erick Varão (Amazonas)
Motivo: 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, Belo Horizonte
Data: 20/7/2024 (sábado)
Horário: 17h
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE)
Assistentes: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)