O América perdeu pontos cruciais na briga pelo G4 contra os times ameaçados na parte de baixo na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a zona de classificação disputada, o Coelho se mantém firme na luta pelo acesso, mas desperdiçou boas chances de colar na liderança e se ver à frente na briga.
Com o empate por 0 a 0 com o Ituano, o alviverde chegou aos 28 pontos e deixou escapar oportunidade de colar no Santos, líder isolado com 32. A equipe paulista é a vice-lanterna do campeonato, com 12 pontos somados e dona da pior defesa – que o Coelho não conseguiu furar.
Em seis jogos – contra os sete piores times da Segunda Divisão – o Coelho tem um aproveitamento de 38% – foram quatro empates, uma vitória e uma derrota. Desses, a equipe mineira ainda não enfrentou o Brusque, 18° colocado.
O alviverde perdeu apenas para o Coritiba, o 14° colocado, com 20 pontos. O triunfo foi sobre o Guarani, o lanterna, que soma sete pontos.
Além disso, desses seis duelos, somente o empate com o Amazonas foi no Independência. Os outros resultados ruins foram fora de casa – o que evidencia a deficiência da equipe em jogar longe de seus domínios. Com uma campanha quase irretocável em casa – são 14 jogos de invencibilidade na temporada -, o América não consegue repetir as boas atuações distante do Horto.
O próximo compromisso é no Independência. Ainda que não tenha possibilidade de assumir a liderança, a equipe pode ficar fora do G4 em caso de derrota. O América volta a campo no domingo (28/7), para enfrentar o Ceará, às 18h30, no Independência, pela 18ª rodada da Série B.
Números do América contra times do Z4
- Botafogo-SP 1 x 1 América – Arena Santa Cruz
- Chapecoense 2 x 2 América – Arena Condá
- Guarani 1 x 2 América – Brinco da Princesa
- Coritiba 1 x 0 América – Couto Pereira
- América 0 x 0 Amazonas – Independência
- Ituano 0 x 0 América – Novelli Júnior
- Cinco gols marcados
- Cinco gols sofridos
- 1 vitória, 4 empates, 1 derrota
- 38% de aproveitamento