O América se isolou como o time com mais empates na Série B do Campeonato Brasileiro. O número alto de resultados iguais faz com que a equipe seja também a que menos perdeu na competição. A estatística, contudo, não representa necessariamente um bom momento para o Coelho.
Nessa quarta-feira (21/8), o alviverde chegou ao 11° empate na Série B – maior número entre os 20 times. No Independência, perdeu pênalti e foi pouco criativo diante da Chapecoense, que está na zona de rebaixamento. O Brusque, que está na vice-lanterna, tem 10 igualdades, assim como o Paysandu.
O Coelho é também o time que menos perdeu na Série B – são três derrotas. O Novorizontino, líder, sofreu quatro reveses. Contudo, a sequência de igualdade do América prejudicou a equipe na Série B, que chegou a ficar cinco jogos sem vencer e viveu o pior momento no torneio.
Com o novo empate, o alviverde ficou fora do G4 – está em quinto, com 35 pontos, e pode cair mais uma posição até o fim da rodada. O Sport, que está em oitavo, com 32, ainda não entrou em campo pela 23ª rodada e, caso vença, passa à frente por ter uma vitória a mais. O rubro-negro tem três partidas a menos.
Os empates
Desses 11 empates, cinco foram no Independência e seis fora de casa. Os tais resultados escancaram o ponto fraco do time – os jogos longe de seus domínios. Até aqui, o Coelho tem apenas uma vitória distante do Horto.
A estatística acende um alerta – o próximo compromisso do América é fora de casa. A equipe volta a campo para enfrentar o Vila Nova, no domingo (25/8), às 18h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, pela 23ª rodada da Série B.
O duelo é uma briga direta por vaga no G4 e no sonho com o acesso à Série A. O Vila, inclusive, ultrapassou o alviverde nesta rodada, ao vencer o Operário fora de casa e chegar aos 36 pontos, na quarta posição.