CAMPEONATO BRASILEIRO

América sofre golaço de falta de lateral panamenho e perde para o Vila Nova na Série B

América teve atuação pobre diante do Vila Nova, sofreu golaço de estreante no futebol brasileiro e perdeu chance de entrar no G4 da Série B
Foto do autor
Compartilhe

Pouco produtivo no aspecto ofensivo, o América sofreu golaço de falta de um lateral-esquerdo panamenho e perdeu para o Vila Nova, por 1 a 0, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, na noite deste domingo (25/8). Estreante no futebol brasileiro aos 33 anos, Éric Davis marcou o gol da vitória do Tigrão na 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Coelho até fez bom início de partida, investindo especialmente nas triangulações pelos lados e criando boas chances. Apesar disso, caiu em produtividade ainda na etapa inicial e cometeu falhas defensivas importantes ao longo do confronto – vendo o Vila Nova ter, inclusive, dois tentos anulados antes do golaço de Davis.

Com o resultado, o América segue na quinta colocação da Série B, com 35 pontos – fora do G4 da Segunda Divisão. O Tigrão, por sua vez, foi aos 39 pontos e assumiu a terceira posição na tabela de classificação.

Próximos jogos de Vila Nova e América

Na 24ª rodada da Série B, o Vila Nova visitará o Novorizontino no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. A partida será disputada a partir das 17h do próximo sábado (31/8).

Já o América visitará o Mirassol no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol. O duelo terá início às 18h do dia 3 de setembro (uma terça-feira).

Vila Nova x América: o jogo

O duelo no Estádio OBA teve início movimentado, com ambas as equipes tendo chances de abrir o placar logo nos minutos iniciais. O Vila Nova chegou a ter um gol anulado logo aos 3 minutos de partida.

Mesmo com o susto inicial, o América se mostrava superior em Goiânia. Com triangulações pelos lados (especialmente o direito), o Coelho demonstrava fluidez ofensiva e chegava com perigo ao ataque.

Um padrão do time de Cauan de Almeida era iniciar a construção das jogadas por dentro, com as participações de Felipe Amaral, Alê, Juninho e Elizari, e encerrar por fora, com as subidas dos laterais e aproximação dos atacantes pelas beiradas. Com o decorrer do tempo, o jogo ganhou em equilíbrio – ainda que o ritmo seguisse acelerado.

O Vila Nova crescia no confronto. Com maior domínio da posse de bola e mais progressões em campo, o Tigrão passava a criar algumas chances se valendo das dificuldades do América em proteger a própria área em determinados momentos. O goleiro Elias fez intervenções pontuais para evitar que os mandantes balançassem as redes.

O Coelho caiu em produção ao longo da primeira etapa. Com mais dificuldades para criar, a equipe alviverde enfrentava problemas para acionar os homens de frente e se via travada pela marcação dos goianos. Aos 42 minutos, o Vila Nova chegou a ter, inclusive, novo gol anulado pela arbitragem.

Lance do jogo entre Vila Nova e América no Estádio OBA, em Goiânia - (foto: Mourão Panda/América)
Lance do jogo entre Vila Nova e América no Estádio OBA, em Goiânia(foto: Mourão Panda/América)

Segundo tempo

O América deu início à etapa complementar buscando retomar o protagonismo ofensivo da partida. Com maior presença no campo de ataque, o Coelho buscava formas de desestruturar a defesa do Vila Nova para criar oportunidades.

O time mineiro, de toda forma, tinha dificuldades para penetrar no bloco defensivo adversário. Até que aos 15 minutos, uma falta cometida por Alê na entrada da área foi cobrada perfeitamente pelo panamenho Éric Davis, sem chances para o goleiro Elias: 1 a 0 para o Vila Nova.

Aos 25 minutos, Cauan de Almeida promoveu a entrada de Felipe Azevedo na vaga de Fabinho para tentar conferir mais alternativas ao ataque americano, que seguia improdutivo. Wallisson também foi acionado no lugar de Felipe Amaral no meio-campo.

Com a vantagem no placar, o Tigrão passou a priorizar a consistência defensiva e abaixou as linhas no momento sem bola. O cenário dificultou ainda mais as iniciativas do América.

Aos 33 minutos, Moisés e Renato Marques entraram nos lugares de Alê e Matheus Davó, respectivamente. Aos 40 minutos, Felipe Azevedo foi acionado por Wallisson em profundidade e teve boa chance de igualar a contagem, mas finalizou em cima de Dênis Júnior. Ainda houve tempo para que o volante desperdiçasse grande oportunidade dentro da área nos acréscimos.

No balanço geral, uma exibição pobre do América, que deixou a desejar em termos de produtividade ofensiva e ainda viu o adversário ter dois tentos anulados antes do golaço de falta de Davis. Tropeço do Coelho, e decepção aos torcedores alviverdes na Série B.

VILA NOVA 1 x 0 AMÉRICA

Vila Nova

Dênis Júnior; Elias, Ralf, Jemmes e Éric Davis (Rhuan, aos 45min do 2°T); João Vitor, Arilson e Igor Henrique (João Lucas, aos 30min do 2°T); Alesson (Quintero, aos 45min do 2°T), Júnior Todinho (Emerson Urso, aos 30min do 2°T) e Henrique Almeida (Denílson Júnior, aos 22min do 2°T)

Técnico: Luizinho Lopes

América

Elias; Daniel Borges, Ricardo Silva, Éder e Marlon; Felipe Amaral (Wallisson, aos 26min do 2°T), Alê (Moisés, aos 33min do 2°T), Juninho (Vinícius, aos 43min do 2°T) e Fernando Elizari; Matheus Davó (Renato Marques, aos 33min do 2°T) e Fabinho (Felipe Azevedo, aos 25min do 2°T)

Técnico: Cauan de Almeida

  • Motivo: 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
  • Data: 25/8/2024
  • Estádio: Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia
  • Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
  • Assistentes: Maíra Mastella Moreira (RS) e Leandra Aires Cossette (SP)
  • VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
  • Gol: Éric Davis (Vila Nova, aos 15min do 1°T)
  • Cartões amarelos: Arilson, Alex Silva, Igor Henrique (Vila Nova); Éder (América)

Leia mais notícias do América em No Ataque!

Compartilhe