AMÉRICA

‘Benítezdependência’? Desempenho do América sem o jogador acende alerta

Sem uma das principais peças do time há 12 jogos, desempenho do América caiu drasticamente; Cauan de Almeida ainda não encontrou opção ideal
Foto do autor
Compartilhe

O América acendeu o alerta na Série B do Campeonato Brasileiro. Fora do G4, a equipe está em sexto, com 35 pontos, a quatro de distância para o quarto colocado. Sem uma das principais peças do time há 12 jogos, o desempenho do Coelho caiu drasticamente. Nas quatro linhas, o técnico Cauan de Almeida ainda não encontrou solução.

O meio-campista Benítez era fundamental no esquema do técnico. Considerado o cabeça, era o responsável por dar ritmo e coordenar as principais jogadas ofensivas. Não à toa, é o líder de assistências da Série B – são cinco, mesmo número de Lucas Mugni, do Ceará.

O argentino, contudo, está fora de combate desde 19 de junho, quando se lesionou na derrota do América por 1 a 0 para o Coritiba. Ele sofreu lesão grave no tendão de Aquiles direito e passou por cirurgia dias depois. Benítez ainda segue no departamento médico em recuperação e sem qualquer previsão de volta os gramados.

O jogador entrou em campo em 10 oportunidades na Série B: foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas – aproveitamento de 66%. Quando Benítez se lesionou, o América era líder da competição.

Depois de 12 jogos, o desempenho caiu. O Coelho venceu apenas duas partidas, empatou oito e perdeu outras duas – aproveitamento de 38%. O principal aspecto em baixa é justamente o setor ofensivo. O time pouco produz e ainda encara momento ruim dos atacantes, que estão com o pé descalibrado nas finalizações.

Para tentar suprir a falta de Benítez, o América foi ao mercado. Outro argentino entrou em cena: Fernando Elizari. Contudo, o jogador não tem tido a mesma função, nem desempenha o mesmo papel para suprir a necessidade criativa da equipe.

Dessa forma, muitas vezes, o alviverde tem ficado preso na marcação e encontrado dificuldade para se aproximar do gol com perigo.

Comparativo com e sem Benítez

  • Com Benítez – 10 jogos, 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas – aproveitamento de 66%
  • Sem Benítez – 12 jogos, 2 vitórias, 8 empates e 2 derrotas – aproveitamento de 38%

Próximos desafios

Cauan de Almeida tem uma semana de trabalho pela frente até o próximo confronto. O América volta a campo diante do Mirassol, atual terceiro colocado (39), em duelo direto do G4. As equipes se enfrentam na terça-feira (3/9), às 18h, no Campos Maia, pela 24ª rodada da Série B.

Compartilhe