AMÉRICA

Lisca pode assumir o América? Veja o que técnico diz sobre trabalhar agora

Sem clube há quase um ano, técnico vice-campeão da Série B de 2020 pelo América revelou se pretende voltar a trabalhar em 2024
Foto do autor
Compartilhe

Quando o cargo de treinador está vago no América, um nome que costuma ser especulado por torcedores é o de Lisca “Doido”, vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2020 pelo time alviverde. Após a demissão de Cauan de Almeida nesta terça-feira (27/8), o nome dele voltou a ser comentado por torcedores. Inclusive, nessa segunda-feira (26), Lisca comentou a possibilidade de voltar a trabalhar em algum clube ainda em 2024.

Sem clube há quase um ano – desde outubro do ano passado, quando deixou o Vila Nova -, Lisca tem aproveitado 2024 para descansar. No mês passado, ele chegou a ser procurado para assumir o Coritiba, mas recusou, pois está em busca de projetos “a médio e longo prazo” e tem evitado assumir trabalhos “emergenciais”, explicou.

O técnico deixa claro que está aberto a trabalhar ainda neste ano, desde que o planejamento já esteja “atrelado ao ano que vem”.

“Chega um momento da carreira que tu começas a ter teus objetivos e buscar trabalhos que te dêem a possibilidade de desenvolver a médio e longo-prazo. No caso do Coritiba, era um trabalho a curtíssimo prazo, com projeto só até o fim do ano, sem multa, bem emergencial, e é algo que tenho evitado nos últimos dois anos. Estou procurando um projeto já atrelado ao ano que vem. Já recebi alguns convites, tenho alguns que aguardo ansioso, mas não vieram. Estou usando o ano para descansar, estudar, evoluir, e neste ano vou aceitar o convite que me dê a possibilidade de desenvolver nesse fim de ano com projeção para o ano que vem”

Lisca, ex-técnico do América, em entrevista ao Canal GOAT nessa segunda-feira (26/8)

Lisca interessa ao América

Lisca é, inclusive, o nome preferido do presidente do América, Alencar da Silveira Júnior.

Segundo uma fonte, o dirigente chegou a iniciar o contato com o ex-treinador do Coelho, mas agora a busca pelo substituto de Cauan de Almeida está nas mãos de Marcus Salum, que comanda a SAF americana.

Passagem de Lisca pelo América

Em janeiro de 2020, o treinador gaúcho assumiu o Coelho com a missão de fazer um bom Campeonato Mineiro e conseguir o acesso para a Série A do ano seguinte.

Lisca teve sucesso em ambos os objetivos. O América teve bom desempenho no Estadual – terminou a primeira fase invicto e no segundo lugar geral, mas foi eliminado pelo Atlético nas semifinais.

Além disso, a equipe subiu para a Primeira Divisão nacional após grande campanha na Série B. O Coelho terminou como vice-campeão, com 73 pontos, e ficou a um gol do título – a Chapecoense ganhou no saldo.

América de Lisca começou bem o ano de 2021: fez mais um bom Mineiro e repetiu o segundo lugar. Apesar de ter perdido a decisão, o Coelho foi elogiado pelas boas atuações contra o Atlético, que ficou com o título graças à vantagem do empate no saldo de gols (os jogos de ida e volta terminaram 0 a 0).

Contudo, o treinador não repetiu o sucesso nas competições nacionais de 2021. O América foi eliminado pelo Criciúma no primeiro confronto da Copa do Brasil e começou mal a Série A – perdeu as três primeiras partidas e assumiu a lanterna da competição.

Insatisfeito com o cenário, Lisca pediu demissão e deixou o Lanna Drumond após um ano e quatro meses. O Coelho, por sua vez, recuperou-se na disputa – foi dirigido por Vagner Mancini e Marquinhos Santos – e terminou a Série A de 2021 em oitavo, com 53 pontos.

Compartilhe