O América precisa retomar a confiança e o desempenho na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe mira o acesso e se vê a quatro pontos de distância do G4. Nos últimos 10 jogos, a equipe acumulou duas vitórias, sete empates e uma derrota, o que provocou a queda de Cauan de Almeida. Para a vaga, Lisca Doido chegou com a missão de colocar o Coelho na Série A, feito que já conseguiu uma vez.
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um time precisa de 67 pontos para assegurar o acesso. A15 rodadas do fim do campeonato, o América soma 35, na sexta posição – um aproveitamento de 50,7%.
Isto significa que, para chegar aos 67, o Coelho precisa somar 32 pontos em 15 rodadas, o que representa um aproveitamento de 71%. Tal desempenho equivale a uma campanha superior a que o clube teve na reta final da Série B de 2020, quando conquistou o acesso à Primeira Divisão.
Por mais que não tenha sido campeão, sob o comando de Lisca, o América de 2020/2021 brigou pelo título da Série B até o fim. A Chapecoense ficou com a taça da competição, que foi definida pelo saldo de gols. Com 73 pontos, o alviverde teve um aproveitamento de 64%.
Nas últimas 15 rodadas daquele ano, o América manteve o desempenho. Isso porque na 24ª rodada, a equipe estava em segundo, com 43 pontos. A reta final seguiu na regularidade – foram oito vitórias, seis empates e apenas uma derrota – aproveitamento de 66%.
Próximo duelo
O América tem pela frente o Mirassol. As equipes se enfrentam na terça-feira (3/9), às 19h, no Campos Maia, pela 24ª rodada da Série B.
O retrospecto do Coelho fora de casa é um aspecto que Lisca terá que melhorar – até aqui, em 11 jogos longe do Independência, foram seis empates, quatro derrotas e apenas uma vitória.