O América recebeu visita internacional no Centro de Treinamento Lanna Drummond nessa quinta-feira (12/9). Hristo Krusharski, presidente do Lokomotiv Plovdiv, tradicional clube da Bulgária, país do leste europeu, conheceu as dependências do local e conversou com dirigentes americanos. Mas, afinal, qual foi o motivo do encontro?
Hristo foi recepcionado por Alencar da Silveira Júnior, Presidente do Conselho de Administração do clube alviverde, Euler Araújo, membro do Conselho de Administração da SAF, e Fred Cascardo, Diretor de Futebol, conforme informou o Coelho nas redes sociais.
Alencar, inclusive, recebeu de presente camisa do Lokomotiv, enquanto Krusharski ganhou o manto tradicional do América como símbolo do encontro.
Qual foi o motivo da visita?
Além de presidente do Lokomotiv Plovdiv, Hristo Krusharski é um conceituado cientista na área de mudanças climáticas, e veio ao Brasil participar de audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada nessa quarta (11/9).
O principal tópico discutido no evento foi o impacto da onda de incêndios que tem assolado o estado e todo o país. Gerente da Stroyproject Weather Modidication, empresa focada no desenvolvimento de profutos para realizar cluoud seeding (semeadura de nuvens, técnica que produz chuva artificial), Hristo tem estudado os efeitos da seca em Minas há sete anos. Durante a audiência, ele explicou como o procedimento no qual a companhia dele é especialista pode ajudar a mitigar os efeitos da falta de chuvas e das queimadas em solo mineiro.
Krusharski conheceu o América através de Alencar, presidente do Conselho alviverde, que também é deputado estadual e atua em frentes parlamentares relacionadas ao meio ambiente e à agroecologia. Assim, o cientista búlgaro aproveitou a estadia em Belo Horizonte para ir ao CT Lanna Drummond.
Em contato com o No Ataque, fonte ligada à diretoria americana contou que a visita foi importante para “abrir portas” para o time mineiro na Europa. O principal motivo da ida de Hristo ao CT foi, de fato, a vontade do europeu em conhecer as dependências alviverdes – mas o dirigente do Coelho não descarta que, no futuro, as relações entre os clubes evoluam.
Intercâmbio entre América e Lokomotiv?
A fonte ligada ao clube contou à reportagem o assunto principal da conversa entre o presidente do Lokomotiv Plovdiv e os dirigentes do América, e deixou claro que o Coelho tem interesse em firmar relação de intercâmbio com um clube europeu no futuro.
“Conversamos sobre o futebol búlgaro e sobre o América. O time dele está em sexto no campeonato búlgaro, em processo de profissionalização. Isso acaba abrindo relacionamento com um clube europeu, eles ficam mais atentos com relação a jogadores, intercâmbio. Todo contato que abrimos (no Velho Continente) é importante, para abrir portas na Europa para um possível intercâmbio.”