AMÉRICA

Jogador do América anuncia fim da carreira aos 21 anos: ‘Agora é CLT’

Nesta quarta-feira (25/9), por meio do Instagram, atacante explicou que precisa de um tempo para cuidar da saúde mental e da família
Foto do autor
Compartilhe

Aos 21 anos, Rodrigo Varanda anunciou o fim da carreira como atleta de futebol. Nesta quarta-feira (25/9), por meio do Instagram, o atacante do América, que estava emprestado ao Santa Clara, de Portugal, explicou que precisa de um tempo para cuidar da saúde mental e da família.

O clube europeu divulgou que encerrou o contrato de empréstimo por decisão do atacante. Poucas horas antes de Varanda se pronunciar, o Coelho anunciou que deu fim ao vínculo com o jogador em comum acordo.

Preocupado com a repercussão, Varanda explicou: “A decisão foi toda minha, eu vou cuidar da minha saúde mental, cuidar dos meus filhos. Sei que é difícil para muitas pessoas, para os meus empresários, o Fernando, o Guilherme, todo mundo dá Elenco, todos os clubes que eu trabalhei, todo mundo acreditava no meu potencial. É difícil para mim, é difícil para meus familiares, mas eu resolvi tirar um tempo para mim. Só eu sei o que eu passo de verdade… Tirar um tempo para mim, cuidar da minha família, cuidar dos meus filhos, ficar mais perto deles”.

Na sequência, brincou com a situação: “Agora começou a vida de CLT. Chega até ser engraçado, mas é igual a minha mãe falou. Vida toda jogando bola. Vai aprender a pegar enxada agora, ver como é a realidade da vida e é isso, mano. Fazer o quê?”.

Varanda relatou que muitas pessoas o acusam de desistir do grande sonho da vida, mas ele explicou que há outras coisas por trás do ‘glamour’ do futebol: “Tenho um bom emprego aqui. Estou na Europa. Um lugar onde metade do meu Instagram aí, do futebol, queria estar, em Portugal. Tenho um contrato bom com a América, tá ligado? É isso. É a decisão minha mesmo. Cuidar da minha saúde, do futebol. Não é só isso. Não é só estar empregado, não é só ganhar bem. Tem muitas coisas envolvidas”.

Carreira de Varanda

Varanda foi revelado pelo Corinthians em 2020. Atuou em 10 partidas pela equipe profissional – marcou um gol e deu uma assistência -, mas não se firmou. Passou por alguns empréstimos (São Bernardo, Chapecoense e Akritas Chlorakas, do Chipre) e atuou pela equipe sub-20 do Timão antes de se transferir ao América.

O atacante chegou em Belo Horizonte em março de 2023, por empréstimo, para atuar nas categorias de base do Coelho. Destaque, recebeu a oportunidade de defender a equipe profissional. Naquele ano, entrou em campo 21 vezes, marcou dois gols e distribuiu duas assistências.

Em fevereiro deste ano, clube e jogador assinaram contrato definitivo até dezembro de 2026. Varanda atuou em sete partidas e foi emprestado ao Santa Clara, de Portugal. Ele sequer chegou a vestir a camisa do clube europeu.

Compartilhe