O sonho do acesso ainda está vivo para o América. No Independência, o Coelho venceu o Coritiba por 2 a 1, de virada, nesta sexta-feira (4/10), pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e se aproximou do G4. O Coxa saiu na frente com gol de Natanael, enquanto o alviverde descontou com golaço de falta de Rodriguinho, já no tempo complementar, e virou com Davó.
Com o resultado, o América subiu para quinto, com 47 pontos – mesma pontuação do Mirassol, quarto, mas que ainda joga nesta rodada. Já o Coritiba caiu para a 10ª posição e segue com 41.
O primeiro tempo foi bem apagado. Sem chutar no gol, o América teve que abdicar da estratégia principal logo cedo, já que foi vazado aos 17 minutos. Na segunda etapa, a equipe conseguiu se recuperar e retomou o fôlego para empatar. No fim, com o grito da torcida, virou aos 40 e deixou o campo com o recado dos torcedores: ‘Vamos subir, Coelho!’.
Próximos jogos
O América volta a campo para enfrentar o Avaí, na sexta-feira (11/10), às 19h, na Ressacada, pela 31ª rodada da Série B.
Já o Coxa pega o Amazonas, no domingo (13/10), às 16ª, no Couto Pereira, também pela 31ª rodada.
O jogo
O América começou apostando em lançamentos para a área – as melhores chances foram com Rodriguinho, mas ele deixou a torcida apenas no suspiro. Os dois lados investiram na troca de passes no meio de campo. O Coelho, contudo, não conseguiu fazer bem a ligação com o setor ofensivo.
Aos 16′, Josué iniciou a jogada pela direita e passou para Natanael, que tinha o campo aberto para arriscar. Ele bateu forte e cruzado, de fora da área e no canto, sem chance para defesa de Elias: 1 a 0.
Pouco tempo depois, outra chance do Coxa. Em cruzamento para a área, Robson se esforçou para chegar a tempo e completar para o gol, mas rapidamente foi assinalado impedimento.
O América tentou pressionar a saída de bola do adversário, mas a estratégia não surtiu efeito. O jogo não ganhou caráter emocionante. Os donos da casa ficaram travados e encontraram muita dificuldade para encontrar espaços. O Coritiba manteve a marcação alta e no fim da primeira etapa ganhou até liberdade para criar, porque ‘espremeu’ o Coelho no campo defensivo.
A melhor chance do alviverde foi com Rodriguinho, que recebeu livre na grande área, mas mandou de primeira e viu a bola subir demais.
Segundo tempo
O América voltou mais ligado para a segunda etapa e contou com o apoio da torcida, que cantou a plenos pulmões para empurrar o time. A equipe conseguiu chegar mais vezes ao ataque, mas ainda faltava acertar o alvo com precisão. Muitas vezes, os jogadores pecaram na tomada de decisão – foram muitos ‘quase’ com Rodriguinho e Elizari.
Além disso, o time insistiu nas tentativas de longe, mas sem sucesso. Uma das melhores chances foi Brenner, que recebeu na medida de Rodriguinho, e cabeceou bem, mas a bola parou na trave.
A oportunidade de ouro foi na bola parada. Rodriguinho partiu para a cobrança de falta, pouco antes da meia-lua e encheu o pé. Ele acertou na gaveta, sem nenhuma chance para o goleiro: 1 a 1.
Os donos da casa não desistiram. Com a torcida inflamada na arquibancada, pressionou o Coxa, que não tinha mais muita força para marcar. Já no apagar das luzes, Juninho deu o passe para Fabinho, que chutou no ângulo e acertou a trave. Davó ficou com o rebote e não perdoou. Jogou para o fundo das redes: 2 a 1.
AMÉRICA 2 X 1 CORITIBA
América
Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Éder (Lucão, no intervalo) e Marlon; Alê, Elizari, Juninho; Adyson (Fabinho aos 17 do 2T), Rodriguinho e Brenner. Técnico: Lisca
Coritiba
Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio (Thalisson, no intervalo), Marcelo Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel, Vini Paulista (Culebra aos 25 do 2T) e Josué (Figueiredo aos 25 do 2T); Matheus Frizzo, Júnior Brumado e Robson (Geovane Meurer
aos 25 do 2T). Técnico: Jorginho
Gols: Natanael aos 17 do 1T, Rodriguinho aos 23 do 2T e Davó aos 40 do 2T
Cartões amarelos: Vini Paulista, Robson (Coritiba), Ricardo Silva, Lisca, Mateus Henrique (América)
Motivo: 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 4/10/2024 (sexta-feira)
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Luanderson Lima Dos Santos (BA) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Público: 3.051
Renda: R$ 32.471,00