Diante do Goiás, o América vai rever figuras bem conhecidas. Entre os reencontros, estão Edu, ex-artilheiro do Cruzeiro, o zagueiro Messias, ‘cria’ da casa e o técnico Vagner Mancini, que comandou o Coelho na Série A em 2023. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira (17/10), às 20h, no Independência, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Edu foi o grande personagem do Cruzeiro em 2022, ano da conquista do acesso à Série A. O artilheiro caiu nas graças da torcida celeste e se consagrou artilheiro da temporada, com 22 gols em 48 jogos, além de quatro assistências.
Diante do América, no entanto, o atacante passou em branco. Os times se enfrentaram apenas uma vez, ainda na primeira fase do Campeonato Mineiro de 2022.
O jogador deixou a Raposa em 2023 – saiu por empréstimo rumo ao Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes, mas logo retornou ao Brasil. Ele foi vendido ao Coritiba, em passagem relâmpago – apenas quatro jogos. Ele seguiu para o Cerro Porteño, e este ano, chegou no Goiás. Até então, são 14 partidas e dois gols.
Zagueiro ‘cria’ da casa
O zagueiro Messias é outro que vai reencontrar o Coelho. ‘Cria’ da casa, ele se destacou no América em 2020. Um dos pilares da defesa da equipe de Lisca (segunda menos vazada da Série B na época), o defensor auxiliou o clube na conquista do acesso à Série A e também na excelente campanha na Copa do Brasil – em que disputou a semifinal.
Ele deixou o clube em 2021, rumo ao Ceará. Na época, o América embolsou R$ 2 milhões por 50% dos direitos econômicos do jogador. Depois disso, o zagueiro passou pelo Santos, até chegar no Goiás.
Messias foi formado nas categorias de base do América e revelado na temporada 2015. Pelo clube mineiro, Messias disputou 157 partidas e marcou oito gols. Ele conquistou o Campeonato Mineiro em 2016 e a Série B do Campeonato Brasileiro em 2017, além dos acessos à Série A em 2015 e 2020.
Reencontro com técnico
Por fim, o técnico Vagner Mancini vai rever o ex-clube. Ele esteve à frente do Coelho em 2021 e 2022 – viveu hiato em que treinou o Grêmio. Somando as duas passagens, foram 114 jogos, 44 vitórias, 30 empates e 41 derrotas, além de uma boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2022, com classificação para a Sul-Americana, e uma final no Campeonato Mineiro.
Na Copa do Brasil e na Sul-Americana de 2022, levou o América até às quartas de final. Contudo, o comandante caiu em agosto do mesmo ano, quando o alviverde já estava em situação crítica na Série A – que terminou com a queda para a Segunda Divisão.
O treinador chegou ao Goiás nesta temporada – são 13 jogos, quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
América na Série B
O América está em sétimo, com 48 pontos – dois de distância para o Mirassol, o quarto colocado. A equipe busca zerar a diferença de pontos para o G4 para se manter vivo na luta pelo acesso.