O árbitro Caio Max Augusto Vieira não sentiu a bola batendo no próprio pé no jogo entre América e Goiás, nessa quinta-feira (17/10), no Independência, pela 32ª rodada da Série B. Por causa disso, ele chegou a validar o terceiro gol do Esmeraldino, marcado pelo atacante colombiano Angelo Rodríguez, aos 42 minutos do segundo tempo.
Contudo, o VAR entrou em ação para atestar a irregularidade. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da conversa entre os membros da arbitragem.
Quando o volante Ian Luccas, emprestado pelo Cruzeiro ao Goiás, fez o passe para Welliton – responsável pela assistência para Rodríguez -, a redonda desviou no pé direito de Caio Max. Os atletas do América perceberam o toque e exclamaram ao juiz: “A bola bateu em você! A bola bateu em você!”.
Assista aos gols de América 2 x 2 Goiás
Em conversa com os auxiliares na sala do VAR no Independência, o árbitro de vídeo Paulo Renato Moreira da Silva Coelho afirmou. “O toque é muito claro para todos, né?! Todos concordam?”. Na sequência, perguntou a Caio Max Augusto Vieira. “Você sente essa bola tocar em você?”.
“Não sinto a bola pegar em mim, Paulo. Tem imagem aí?”, disse o árbitro de campo. Após assistir novamente ao replay, Paulo Renato reiterou que a esférica bateu no pé do colega e pediu a ele para verificar se o lance configura em “APP” (etapa de posse de ataque). Caio respondeu positivamente, anulou o gol do Goiás e reiniciou o jogo no meio-campo.
O que diz a regra?
A CBF contextualizou a regra número 9 do futebol, que trata sobre quando a bola está fora de jogo. No caso de a redonda desviar em algum integrante da arbitragem, a partida precisa ser retomada com “bola ao chão”, como ocorreu em América x Goiás.
“A bola estará fora de jogo quando tocar em um membro da equipe de arbitragem, permanecer no campo de jogo e; uma equipe iniciar um ataque promissor; a bola entrar diretamente na meta; houver a mudança da equipe que tem a posse de bola”
Regra nº 9 do futebol
Para Paulo César de Oliveira, comentarista do Sportv, o gol foi bem anulado. “O que diz a regra? A bola estará fora de jogo após bater em um membro da equipe de arbitragem em três situações: se entrar diretamente no gol, se houver a troca de posse e se criar um ataque promissor”.
De acordo com PC de Oliveira, o fato de a bola ter ficado com o Goiás no ataque configurou em lance promissor, já que Welliton deu a assistência para Rodríguez balançar a rede.
América e Goiás empatam
América e Goiás empataram por 2 a 2 no Independência. Breno Herculano fez os dois gols do time goiano, assim como Brenner para a equipe mineira. O resultado foi ruim para o Coelho, que continuou fora do G4, provisoriamente na sexta posição, com 49 pontos. O clube mineiro pode cair para oitavo no complemento da 32ª rodada.
Já o Goiás, na intermediária da classificação – 11º, com 42 pontos -, não se deu por satisfeito com o gol anulado e entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitando a impugnação do resultado do duelo em BH.