AMÉRICA

América na Série B: números no Independência embalam esperança de acesso

Invencibilidade do América nesta temporada é um marco - é a maior sequência sem perder entre os times da Série A e B
Foto do autor
Compartilhe

O América busca motivação para a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a tabela embolada e as contas para o acesso cada vez mais complicadas, a equipe se apoia nos números no Independência para seguir com a esperança de promoção à Série A – 16 jogos sem derrotas (75% de aproveitamento).

A invencibilidade do Coelho nesta temporada é um marco – é a maior sequência sem perder entre os times da Série A e B. A última derrota no Independência foi ainda em 2023, no fim da Série A – aquela que culminou no rebaixamento.

As contas, contudo, não estão tão a favor do Coelho. Com o empate diante do Goiás, em casa, as chances de acesso caíram para 9,1%, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mesmo que esteja a apenas um ponto de distância do G4 – 49, em sexto -, a equipe não depende apenas de si.

O Mirassol, em quarto, com 50, ainda entrará em campo. Além disso, Ceará e Operário-PR podem ultrapassar o alviverde em caso de vitória. Dessa forma, o América pode ainda perder posições no fim da 32ª rodada. O alerta está aceso. Mas o que embala o time é o desempenho no Horto. Nos seis jogos restantes, três serão em casa, com o apoio da torcida.

Os números no Independência

Até aqui, são 22 jogos de invencibilidade – são 14 vitórias e oito empates. Desta conta, 20 jogos foram em 2024, levando em consideração as disputas pelo Campeonato Mineiro e pela Série B.

A última derrota do Coelho no Horto foi em 8 de novembro de 2023: 3 a 0 para o Coritiba, na 33ª rodada da Série A. O jogo ficou marcado pelo decreto do rebaixamento do alviverde mineiro, que deixou o campo sob vaias e protestos da torcida.

Na Série B, apenas o Vila Nova também acumula invencibilidade – são 11 jogos sem perder em casa. O Novorizontino também tinha bons números em casa – 13 partidas invictas – , mas a sequência caiu após a derrota por 3 a 1 para o Sport.

Jogos como mandante

  • América x Sport – segunda-feira (28/10) – 21h – Independência – 34ª rodada
  • América x Ituano – 15/11 – Independência – 36ª rodada
  • América x Brusque – 26/11 – Independência – 37ª rodada
Compartilhe