O técnico Lisca, falou, mais uma vez, sobre o futuro no América. Dessa vez, o treinador explicou a situação de indefinição no clube, mas garantiu que já há planejamento nos bastidores para a temporada 2025. A duas rodadas do fim da Série B do Campeonato Brasileiro e já sem chance de acesso, o Coelho vai precisar recalcular a rota para o ano seguinte.
Além da indefinição em relação a Lisca, que assinou vínculo apenas até o fim da Série B, o América tem 15 jogadores em fim de contrato. O clube evita falar da sequência dos atletas por estar focado na reta final da Segunda Divisão. Matematicamente, as chances de acesso ainda são possíveis, por mais que muito remotas – 0,025 segundo o departamento de matemática da UFMG.
Em coletiva após a vitória sobre o Ituano por 3 a 2, Lisca disse que a indefinição vai dos jogadores até outros departamentos.
“O clube está no processo de transformação, de profissionalização. É uma indefinição para quase todos os profissionais do América, não é só para mim não, tem vários jogadores também, todo departamento de futebol, está todo mundo sendo analisado, avaliado, porque deve entrar alguns profissionais novos do comando do clube. Profissionalização na área de marketing, CEO, logística”, falou.
O treinador contou que algumas entrevistas já estão sendo feitas, mas que os próximos passos ainda não podem ser expostos.
“Tem algumas reuniões com os ex-presidentes também, tem que haver uma mudança no estatuto. Já houve apresentação para os conselheiros do clube. Acho que após o jogo do Ceará, aí sim, esse processo todo de definição vai se resolver”, apontou.
Planos para 2025
Lisca revelou que o América também já trabalha na montagem de elenco para a próxima temporada. Com os jogadores no fim de contrato, a diretoria já avalia os nomes que devem permanecer e aqueles que devem chegar como reforços.
“A gente já fez duas ou três reuniões com o nosso diretor de futebol, para a análise de mercado. O América não está dormindo. Já está olhando alguns jogadores, para essa renovação, e também olhando o mercado, que tá bem efervescente. Mas o combinado de todos nós é permanecer focado até o fim, porque nós temos uma possibilidade (de acesso), falou.
Por fim, o comandante admitiu que a preparação está mais voltada à permanência na Série B.
“Já está se preparando nos dois cenários. A tendência maior para a Série B, mas antes ainda estávamos indefinidos no cenário da Série A. Geralmente os grupos, obviamente, não permanecem mesmo. São 15 jogadores que vão trocar, então tem muita indefinição ainda”, finalizou.