O Ceará está cada vez mais perto do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe venceu o América por 1 a 0, nesta segunda-feira (18/11), no Castelão, pela 37ª rodada da Série B, entrou no G4 e depende apenas de si para subir. Já o Coelho deixa em evidência a péssima campanha fora de casa, segue sem evoluir e estaciona no meio da tabela. O gol do Vozão foi marcado por Saulo Mineiro, de pênalti.
O América segue com 55 pontos, em nono lugar, e amarga o meio da tabela – distante do que foi planejado no início do ano. Além disso, a equipe não demonstrou evolução em campo, repete os erros e encara os mesmos problemas – pouco poder ofensivo e baixa criatividade.
Por sua vez, o Ceará chegou aos 63 pontos, em quarto, e precisa de uma vitória na última rodada para carimbar a vaga na Primeira Divisão sem depender de outros resultados.
No primeiro tempo, o América foi totalmente apagado pela pressão do Ceará. O alviverde teve apenas duas chances e nenhum chute com endereço certo – estatística que perdurou até o apito final. Com o protagonismo do adversário, o time viu o Vozão abrir o placar na bola parada.
Na segunda etapa, o Coelho até tentou com mais vigor, se aproximou da área, mas mostrou pouca criatividade. As chances não proporcionaram nenhum perigo ao goleiro rival. A atuação foi semelhante às outras fora de casa – tomadas de decisão erradas, mesmo que o adversário tenha dado certo espaço. Ao todo, são 10 derrotas, sete empates e duas vitórias longe de BH.
Próximos jogos
Na última rodada da Série B, todos os jogos serão no domingo, 24 de novembro, às 18h30. O Ceará enfrenta o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. Já o América pega o Brusque, no Independência.
O jogo
O jogo começou a todo vapor. Nos primeiros 20 segundos, o América teve chance com Fabinho, que chegou bem na área, mas o chute parou na marcação. Na sequência, o Ceará perdeu oportunidade inacreditável de abrir o placar. Saulo Mineiro ganhou no “pé de ferro” de Lucão, encobriu o goleiro, mas perdeu o tempo da bola e finalizou pelo lado de fora da rede.
Apesar de ter mantido maior posse de bola, o Coelho não conseguiu levar perigo ao goleiro Bruno Ferreira. Com pouco poder ofensivo, as jogadas não funcionaram pelos lados ou pelo meio. Com isso, o atacante Fabinho ficou muitas vezes isolado na frente, arriscando somente chutes de fora da área, sem muita precisão.
Já o Ceará emplacou algumas chances. O América contou com boas defesas do goleiro e até mesmo com a falta de pontaria dos jogadores do Vozão. O time não desperdiçou quando teve oportunidade na bola parada. Na pequena área, Rodriguinho derrubou Aylon em dividida e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Saulo Mineiro bateu com categoria, deslocando Elias para balançar as redes: 1 a 0.
Depois de levar o gol, o América ficou ainda mais apagado na partida. A equipe não conseguiu formar contra-ataques. O Ceará marcou bem no meio-campo e interceptou as tentativas do alviverde de ligar jogadas. Por pouco não veio o segundo gol: em jogada que começou no meio, Erick Pulga resvalou a cabeça em cruzamento para marcar, mas logo foi assinalado impedimento.
Segundo tempo
O segundo tempo também começou com velocidade. Logo nos primeiros segundos, o Ceará deixou claro que o comportamento não mudaria. Queria ampliar o placar. Erick Pulga recebeu dentro da área, dominou e finalizou. O zagueiro Lucão salvou em cima da linha e afastou o perigo.
O jogo esfriou a partir do segundo terço. As equipes ficaram bem travadas no meio-campo. De um lado, o Ceará diminuiu a pressão e se acomodou com o resultado – passou a tentar administrá-lo, mais do que investir em jogadas ofensivas. O América tentou emplacar chances, se aproximou da área, mas não arriscou – o time seguiu sem nenhum chute no gol.
Ainda que tenha diminuído o ritmo, o Ceará foi mais assertivo. Quando próximo da área, arrancou suspiros da torcida presente no Castelão. Erick Pulga finalizou cruzado e viu a bola sair raspando na trave. Do outro lado, as chances do América ficaram concentradas em cruzamentos pelo alto, que não resultaram em perigo. As escolhas na formação das jogadas deixaram a desejar.
A melhor chance do Coelho foi com Adyson, que cobrou escanteio fechado e viu a bola bater no travessão. O Ceará tentou pressionar até o fim e empilhou sequência de tentativas, mas não ampliou o marcador.
CEARÁ 1 X 0 AMÉRICA
Ceará
Bruno Ferreira; Rafael Ramos, João Pedro, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço, Lucas Mugni (Lucas Rian aos 21 do 2T); Erick Pulga, Aylon (Recalde aos 33 do 2T) e Saulo Mineiro (Barceló aos 37 do 2T). Técnico: Léo Condé
América
Elias; Mateus Henrique (Daniel Borges aos 21 do 2T), Ricardo Silva (Éder aos 2 do 1T), Lucão e Nicolas; Alê, Juninho e Elizari (Adyson, no intervalo); Rodriguinho, Fabinho (Vinicius aos 29 do 2T) e Brenner (Davó, no intervalo). Técnico: Lisca
Gols: Saulo Mineiro aos 27 do 1T
Cartões amarelos: Éder, Nicolas, Lucão (América)
Motivo: 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 18/11/2024 (segunda-feira)
Estádio: Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz/MS e Lucio Beiersdorf Flor/RS
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga/RJ
Público: 63.908