Na noite das despedidas dos ídolos Juninho e Moisés, o América encerrou com vitória a participação na Série B de 2024. Sem chances de acesso à elite do futebol nacional, o Coelho venceu o já rebaixado Brusque por 3 a 0, neste domingo (24/11), no Independência, em Belo Horizonte, pela 38ª e última rodada da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
No último jogo como jogador profissional, Moisés abriu o placar no Independência. Matheus Davó e Fabinho definiram o triunfo da equipe comandada interinamente por Diogo Giacomini, substituto do demitido Lisca.
Na partida de despedida, Juninho cedeu a braçadeira de capitão a Moisés. Antes da vitória, os meio-campistas foram homenageados pela diretoria americana e ganharam placas e camisas alusivas aos números de jogos pelo Coelho – 439 de Juninho e 97 de Moisés.
Diferentemente do companheiro, Juninho deixará o América para atuar pelo Goiás na próxima temporada.
América, Brusque e desfecho da Série B
Com o resultado, o América terminou a Série B na oitava colocação, com 58 pontos. O clube mineiro ficou a seis pontos de distância do grupo de acesso. Santos (campeão), Mirassol (2º), Sport (3º) e Ceará (4º) foram os promovidos à Série A do próximo ano.
Já o Brusque foi rebaixado como vice-lanterna, em 19º lugar, com 36 pontos. Ponte Preta (17º), Ituano (18º) e Guarani (20º) foram os outros clubes que caíram para a Terceira Divisão de 2025.
O jogo
O América levou susto no início do jogo, mas logo dominou o Brusque e não teve dificuldade para construir a vitória em casa. O gol que abriu o placar saiu em cobrança de pênalti – Matheus Davó foi derrubado na grande área.
Moisés foi para a bola e, com muita categoria, deslocou o goleiro Matheus Nogueira para marcar o oitavo gol com a camisa do América e o último como jogador profissional: 1 a 0, aos 23 minutos do primeiro tempo.
Com o América melhor em campo, Matheus Davó marcou o segundo 13 minutos depois. O atacante aproveitou assistência do lateral-esquerdo Nicolas e tocou na saída do goleiro: 2 a 0.
Aos 23 minutos do segundo tempo, Moisés foi substituído por Elizari e deixou o gramado ovacionado pela torcida.
O mesmo ocorreu com Juninho, substituído aos 34′ da etapa final. O capitão se emocionou bastante na saída do gramado, sendo bastante aplaudido pela torcida americana.
Entre as homenagens em campo aos ídolos, Fabinho marcou o terceiro do América, aos 30 minutos. O gol foi validado depois de checagem de possível impedimento no lance: 3 a 0.
América 3 x 0 Brusque
- América: Jori; Mateus Henrique, Júlio, Lucão e Nicolas (Paulinho); Felipe Amaral (Kauã Diniz), Juninho (Yago Santos) e Moisés (Elizari); Fabinho, Adyson (Daniel Júnior) e Matheus Davó. Técnico: Diogo Giacomini.
- Brusque: Matheus Nogueira; Gabriel Pinheiro, Jhan Torres, Everton Alemão (Luan Reis) e Marcelo (Luiz Henrique); Rodolfo Potiguar, Marcos Serrato (Cauari) e Dionísio; Augustín González, Guilherme Pollero (Guilherme Queiroz) e Diego Mathias (Diego Tavares). Técnico: Marcelo Cabo.
- Gols: Moisés, aos 23’ do 1ºT; Matheus Davó, aos 36’ do 1ºT; Fabinho, aos 30’ do 2ºT
- Cartão amarelo: Kauã Diniz (América)
- Motivo: 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Data: 24/11/2024 (domingo)
- Local: Independência, em Belo Horizonte
- Árbitro: Daiane Muniz (FIFA/SP)
- Assistentes: Daniella Coutinho Pinto (BA) e Leandra Aires Cossette (SP)
- Quarto árbitro: Hieger Tulio Cardoso (MG)
- VAR: Adriano Milczvski (PR)