O América não conseguiu manter a regularidade ao longo da Série B do Campeonato Brasileiro. E pagou o preço por isso. O time terminou a temporada sem o tão sonhado acesso e viu o ritmo e a força bem abaixo da média nas rodadas finais. O Coelho chegou a liderar a competição, mas acabou o torneio em oitavo, com 58 pontos.
Com força total no começo do campeonato, o América prometia brigar por vaga no G4. O primeiro turno foi mais regular, porém a equipe começou a oscilar a partir da 20ª rodada, após a sequência de empates.
O alviverde esteve na liderança da Série B por quatro rodadas – da 9ª até a 12ª. Além disso, ficou na zona de classificação 14 vezes. Contudo, desde a 22ª rodada, o América não voltou ao G4. Inclusive, a partir daí, foi se distanciando do objetivo.
Nas últimas 10 rodadas, o Coelho esteve em 5°, 6°, 7°, 8° e 9°. Nesses últimos 10 compromissos, foram quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas – um aproveitamento de 46%.
A título de comparação, os quatro times que conquistaram o acesso – Santos, Mirassol, Sport e Ceará – tiveram desempenho muito acima, e por isso, se mantiveram na briga até o final. O Coelho zerou as chances de promoção na 37ª rodada, mas desde a 25ª já se via bem longe de conseguir a vaga na Série A.
Na reta final da Série B, o Ceará teve o melhor aproveitamento – 73%, com sete vitórias, um empate e duas derrotas. A arrancada da equipe coroou o trabalho de Léo Condé, que conquistou o acesso em campeonato nacional pela quarta vez na carreira.
Depois, Mirassol (70% de aproveitamento), Sport (66%) e Santos (60%) confirmaram a regularidade ao longo da Série B para sacramentar a promoção à Primeira Divisão.