AMÉRICA

Novo técnico do América, William Batista é ‘bruxo’, campeão com Sub-20 e foi interino do Vasco

Anunciado pelo América, o técnico William Batista é uma solução 'da casa'; relembre trabalhos e conheça perfil como treinador
Foto do autor
Compartilhe

Anunciado pelo América, o técnico William Batista é uma solução ‘da casa’. Conhecido como ‘bruxo’, o comandante foi campeão do Mineiro Sub-20 com o Coelho e foi interino do Vasco. No futebol profissional, o treinador ainda não teve chance e está perto de receber o primeiro desafio.

O apelido ‘Bruxo’ surgiu quando comandava as categorias de base do América. A explicação envolve a magia dos times do treinador em campo – com o estilo de jogo posicional, William adota formação mais ofensiva, em que os jogadores ocupam posições específicas para criar superioridade no campo.

Velho conhecido do alviverde, William começou a carreira como jogador, mais interrompeu a função dentro das quatro linhas para ficar à beira de campo em 2013. Natural de Campinas, ele foi auxiliar técnico do Sumaré, Guarani e Lemense. Depois mudou de estado e integrou o comando da base da Chapecoense.

Campeão com o Sub-20

William chegou ao América em 2019. Primeiramente, ele assumiu o comando da equipe Sub-15, mas logo se tornou auxiliar do time profissional e, posteriormente, treinador do Sub-20.

Ele comandou o Sub-20 do Coelho durante dois anos, sendo o técnico mais longevo da categoria. Durante o período no Lanna Drumond, William venceu o Campeonato Mineiro Sub-20 e levou o time à semifinal da Copa SP de Futebol Júnior, ambos em 2021.

Em 2022, o Sub-20 chegou às quartas de final do Brasileiro, caiu nas oitavas da Copa do Brasil e foi vice-campeão Mineiro. Além disso, William ajudou na transição de alguns jogadores revelados pelo América, como o goleiro Robinho; os zagueiros Gustavo e Zé Vitor; os laterais Carlos Júnior e Arthur e Thalys; os meias Rodriguinho, Gustavinho e Lucas Gabriel; e os atacantes Carlos Alberto e Kawê.

Interino do Vasco

No fim de 2022 William se despediu do América e foi anunciado como treinador do Sub-20 do Vasco. Pelo cruz-maltino, ele foi campeão carioca com a base e também ficou com o troféu da recopa carioca.

Ano passado, após a demissão de Maurício Barbieri, William foi o escolhido para assumir o Vasco como interino – ele comandou o time em três jogos. Em 2024, ele foi escolhido com aval do técnico Ramón Díaz e do auxiliar Emiliano Díaz para comandar o time nos primeiros dois jogos do Campeonato Carioca.

Antes de retornar ao América como auxiliar de Lisca, no fim de agosto, William se transferiu ao Bragantino, onde foi treinador do Sub-20.

Compartilhe