AMÉRICA

América fecha contratação de dupla do Vasco para Série B de 2025

Crias do Vasco que jogaram a Série B de 2024 emprestados a outras equipes reforçarão o América na temporada 2025
Foto do autor
Compartilhe

O América acertou as primeiras duas contratações para a temporada 2025. Tratam-se do atacante Figueiredo e do meio-campista Cauan Barros, ambos do Vasco, que chegam ao Coelho por empréstimo até o fim da Série B do ano que vem.

A dupla cruzmaltina, que se destacou nas categorias de base do clube carioca, já está em Belo Horizonte para realizar exames médicos. Ambos estiveram emprestados a outras equipes neste ano – Figueiredo, de 23 anos, jogou a Segunda Divisão pelo Coritiba, enquanto Cauan Barros, de 20, disputou a competição pelo Amazonas.

Com a contratação dos vascaínos, o América atende algumas das posições mais visadas pela diretoria na busca de reforços para a Série B de 2025. Conforme apurado pelo No Ataque, o Coelho pretendia contratar um goleiro, dois ou três atletas de meio-campo – setor onde atua Cauan – e um do setor ofensivo – Figueiredo chega para reforçar o ataque, mas também pode jogar no meio-campo

A informação do acerto da contratação da dupla de crias do Vasco foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo No Ataque.

Carreira de Figueiredo

Natural de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Lucas Figueiredo iniciou sua formação no Botafogo, aos 11 anos. Aos 15, foi dispensado do clube e foi para o Boavista e, aos 16, transferiu-se para o Vasco. Rapidamente, ele tornou-se uma das grandes promessas do clube cruzmaltino.

Artilheiro na base atuando como centroavante e ponta, Figueiredo chamava a atenção pelo faro de gol e pelos chutes fortes de fora da área.

Lucas, no entanto, nunca conseguiu se firmar completamente no profissional, e enfrenta oscilações desde sua estreia pelo time principal cruzmaltino, em 2021, com apenas 19 anos. Naquele ano, ele fez 29 partidas – a maioria na decepcionante campanha da Série B -, mas não conseguiu marcar gols ou distribuir assistências.

Em 2022, Figueiredo obteve maior destaque no profissional: marcou quatro gols e distribuiu quatro assistências em 46 jogos, sendo titular e peça importante em muitos momentos da campanha que culminou no acesso do Vasco para a Série A.

No ano seguinte, no entanto, ele não conseguiu manter o bom desempenho apresentado em vários jogos da Segunda Divisão: fez apenas 22 partidas e não participou de gols. Por isso, foi emprestado para o Coritiba para a disputa da Série B de 2024. Lá, oscilou entre titular e reserva, com dois gols e quatro assistências em 42 jogos.

Carreira de Cauan Barros

Indígena da etnia Pankakaru, Cauan Barros nasceu em Tacaratu, em Pernambuco, mas iniciou a carreira na base no Primevera, clube do interior de São Paulo. Lá, se destacou e, aos 15 anos, acertou com o Vasco.

Destaque dos juniores do cruzmaltino, Cauan estrou profissionalmente em 2023, aos 18 anos. Nesse ano, fez 16 partidas pelo time principal vascaíno e marcou seu primeiro gol.

Em 2024, o volante fez duas partidas pela equipe carioca no início do Estadual, que foi disputado com time alternativo, e marcou um gol. Depois, foi emprestado ao Amazonas para a disputa do final do Amazonanse, da Copa do Brasil e da Série B.

Cauan demorou a se firmar no Onça Pintada. Ele só foi estrear pela Série B na 10ª rodada, mas, a partir daí, não saiu mais do time e tornou-se peça-chave para o técnico Rafael Lacerda. Pela equipe manauara, o jovem de 20 anos marcou dois gols e distribuiu uma assistência.

Compartilhe