AMÉRICA

Renato Marques busca retomada enquanto América vai ao mercado por centroavante

Renato Marques pode voltar a ter espaço no América com a aposentadoria de Jonathas, que era o centroavante titular do time

Joia da base do América, Renato Marques busca reencontrar espaço no clube após a aposentadoria de Jonathas, que vinha sendo o centroavante titular no time de William Batista. A falta de concorrência, entretanto, pode não durar muito, já que o alviverde pretende ir ao mercado por um jogador para a função, como apurou No Ataque.

Renato Marques participou de nove dos 13 jogos do Coelho em 2025, sendo seis como titular. Até o momento, não marcou gols ou deu assistências.

Em 5 de fevereiro, depois do empate por 1 a 1 com o Cruzeiro pela primeira fase do Campeonato Mineiro, o centroavante apontou um problema causado pela falta de minutos. Na oportunidade, ele foi titular de última hora após Jonathas, que iniciaria a partida, sentir indisposição no aquecimento.

“Foi só desgaste. Uma equipe de muito empenho, dedicação, duelo. Eu fiquei um tempo de fora, treinando, porque eu estava sendo negociado, e isso calhou no jogo. Fez um pouco de falta esses três jogos, para eu pegar um pouco de ritmo, mas foi só desgaste mesmo”, explicou o atleta substituído com dores aos 37 minutos do segundo tempo daquela partida.

Renato Marques recebeu oferta para deixar o América

Na semana anterior ao duelo com o Cruzeiro, em 30 de janeiro, o No Ataque havia apurado que Renato Marques recebera uma oferta do Al-Sadd, do Catar. Eele seria emprestado por um ano pelo América.

As negociações, entretanto, não foram para frente. O Coelho decidiu permanecer com o jogador, que tem contrato até dezembro de 2027.

Renato foi destaque na Copinha e impressionou no Mineiro 2024

Renato Marques chegou à base do América em 2017, após passagens por Cruzeiro e Dínamo Araxá. Ele ganhou destaque e chamou atenção dos torcedores em 2023, quando brilhou na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O centroavante marcou seis gols no torneio, foi vice-artilheiro e contribuiu na campanha que terminou com o vice-campeonato. Depois da Copinha, quase foi vendido ao Al-Nasr Sports Club, dos Emirados Árabes Unidos, mas o negócio também não avançou.

Ainda em 2023, ele marcou o primeiro tento como profissional do Coelho, na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Independência, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Renato Marques ainda balançou as redes em duas oportunidades na competição, ambas na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, também no Horto, pela penúltima rodada.

Início avassalador no estadual

Após ter deixado boas impressões em 2023, Renato começou a temporada seguinte de forma surpreendente. Ele marcou quatro gols em seis jogos – um deles na vitória por 2 a 0 sobre o rival Cruzeiro, no Mineirão, pela primeira fase.

Na sequência da temporada, em que o foco do América estava na Série B do Campeonato Brasileiro, ele perdeu espaço. Seja sob o comando de Cauan de Almeida ou de Lisca, o atacante foi preterido pelos mais experientes e acabou no banco de reservas, sem ser acionado com frequência – o que se repete até o momento em 2025.

Momento em que Renato Marques finaliza para fazer gol do América contra Cruzeiro(foto: Mourão Panda/América)

Outra opção para substituir Jonathas

Ainda que Renato Marques seja o único centroavante de origem no elenco do América, William Batista pode buscar outras alternativas para substituir Jonathas. Uma delas é utilizar Willian Bigode, que ainda não estreou pelo clube, no comando do ataque, função já feita por ele em outros momentos na carreira.

Pelos lados, os titulares têm sido Figueiredo e Fabinho, com Adyson ‘correndo por fora’.

Compartilhe
Sair da versão mobile