
Adversário do América na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-SP é o dono do pior aproveitamento entre os times da Segunda Divisão. O Coelho inicia a luta pelo acesso neste sábado (5/4), às 18h30, no Independência. O desempenho da equipe, contudo, também não é animador se comparado ao do time paulista.
Em 2025, o Botafogo-SP tem 30,55% de rendimento em 12 partidas: são duas vitórias, cinco empates e cinco derrotas. É o pior entre os 20 times que vão disputar a Série B. Ironicamente, o América tem o segundo pior aproveitamento – em 13 jogos foram quatro vitórias, seis empates e três derrotas (46,15%).
Entre as equipes da Série B, o Paysandu é o de melhor desempenho neste ano. O Papão está na final do Campeonato Paraense, contra o Remo, e na decisão da Copa Verde, na qual vai enfrentar o Goiás. São 16 jogos, 10 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota – 72,92% de aproveitamento.
Como o América chega para a Série B?
Nesta temporada, o América tem apenas a Série B como foco – o acesso é o principal objetivo do time, que disputará a Segunda Divisão pelo segundo ano seguido. No Campeonato Mineiro, o Coelho perdeu a final para o Atlético e ficou com o vice.
Já pela Copa do Brasil, outra frustração. A equipe foi eliminada logo na primeira fase, para o Cascavel. Além da decepção, o clube teve que lidar com a premiação ínfima – os cofres faturaram R$ 1,37 milhão pela participação na competição. Se passasse pelo time paranaense, asseguraria mais R$ 1,54 milhão.
Dentro de campo, o técnico William Batista impôs o estilo de jogo. Na formação 4-3-3, o time, apesar de ter oscilado, se destacou ofensivamente. Foram 17 gols marcados e 12 sofridos. O treinador aposta na combinação de experiência e juventude para conquistar o acesso à Série A.
São 11 reforços: o goleiro Matheus Mendes, o lateral-direito Mariano, os meio-campistas Miqueias, Cauan Barros, Miguelito e Jhosefer, os atacantes Figueiredo, David Lopes, Guilherme Pato, Stênio e Willian Bigode.
Além disso, outros atletas foram promovidos ao profissional e estão ganhando espaço. É o caso do volante Kauã Diniz, por exemplo.
O clube já deixou claro que busca mais um reforço para completar o elenco de 2025. O centroavante Jonathas anunciou aposentadoria depois da final do Mineiro. O América deseja um substituto para a vaga, já que atualmente tem apenas Renato Marques como centroavante de ofício.