O América estreou com o pé direito na Série B do Campeonato Brasileiro! O Coelho foi superior do início ao fim e venceu o Botafogo-SP por 1 a 0, neste sábado (5/4), no Independência, pela primeira rodada da competição. Bem produtivos, os donos da casa ajustaram erros ao longo da partida e o grito da vitória veio com Cauan Barros, que marcou no fim do segundo tempo.
Com o resultado, o América somou três pontos e ficou em terceiro lugar. Já o Botafogo-SP está na 18ª posição. A rodada ainda não chegou ao fim e por isso os times podem cair posições dependendo dos outros resultados.
O América foi dominante nos dois tempos. Na primeira etapa, chegou muitas vezes ao ataque, mas pecou nas finalizações. Do outro lado, viu o Botafogo-SP descolar contra-ataques que foram facilmente cessados pela defesa ou pelo goleiro Matheus Mendes.
Já na segunda etapa, o alviverde foi mais criativo pelo meio-campo, onde contou com a proximidade dos jogadores para tentar tabelas e passes curtos e rápidos que culminaram em lances principalmente pelos lados. No que parecia ser a noite do goleiro João Carlos, Cauan Barros mudou o curso da partida com gol de cabeça, já aos 36 minutos, para soltar o grito que estava entalado.
Próximos jogos
O América volta a campo para enfrentar o Remo, no domingo (13/4), às 16h, no Mangueirão, pela segunda rodada da Série B.
Já o Botafogo-SP pega o Atlético-GO, também no domingo (13/4), às 19h, no Estádio Santa Cruz, também pela Série B.
O jogo
O primeiro tempo foi de predomínio do América, que concentrou boas chances, mas sem caprichar nas finalizações para liquidar o placar. O Botafogo-SP ficou focado no contra-ataque, porém não conseguiu ser efetivo.
Nos primeiros 15 minutos, o Coelho dominou a posse de bola e trabalhou com paciência as jogadas. O time teve duas boas chances – uma com Elizari, de fora da área, e outra com Fabinho, que ficou cara a cara, mas o goleiro fechou o ângulo na hora do chute.
O atacante Willian Bigode ficou mais centralizado na formação. Bem marcado no meio-campo, ele proporcionou maior liberdade aos dois pontas do América – Fabinho e Figueiredo -, que levaram perigo pelos lados e tinham facilidade para cruzar para a área.
As melhores chances do Botafogo-SP partiram de erros do alviverde. Primeiro, em contra-ataque, Risso mirou o gol, mas Matehus Mendes apareceu bem para defender. Depois, Felipe Amaral errou passe, e Ricardo Silva foi rápido e interceptou arrancada de Alexandre Jesus.
No fim do primeiro tempo, o América protagonizou boas chances que fizeram a torcida suspirar. Mariano ganhou a disputa na linha de fundo e tocou para Bigode, dentro da área. O chute foi travado na zaga. Em seguida, Fabinho ficou com o gol livre, mas errou na conclusão. Ele bateu com a parte de fora do pé e viu a bola rolar para fora.
Segundo tempo
No segundo tempo, o América seguiu com a estratégia de trabalhar as jogadas desde a saída de bola. Com o meio-campo mais povoado, a intensidade aumentou, já que o time tinha mais peças para trocar passes e encurtar distâncias.
Do outro lado, o Botafogo-SP marcou baixo e se manteve no campo defensivo na maior parte do tempo. A equipe de Ribeirão Preto contou com o goleiro João Carlos para fechar o gol.
O Coelho teve boas chances com Figueiredo, que recebeu de cara para o gol, mas viu o goleiro defender. Na sequência, mais uma intervenção do arqueiro do time paulista. Ele se esforçou e espalmou finalização de Miguelito. No rebote, Willian Bigode chutou por cima.
Insistente e sem perder o fôlego, a jogada ‘de ouro’ do Coelho saiu dos pés de Figueiredo, que cruzou para a área e encontrou Cauan Barros em boa posição, de frente para o gol. Ele cabeceou, sem chances para furar a defesa de João Carlos: 1 a 0.
O América conseguiu controlar a vantagem e passou a apenas administrar o placar – trocou passes com tranquilidade até o apito final.
AMÉRICA 1 X 0 BOTAFOGO-SP
América
Matheus Mendes; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miqueias (Yago Santos aos 34 do 2T), Felipe Amaral (Cauan Barros, no intervalo) e Elizari (Miguelito aos 18 do 2T); Figueiredo (Júlio aos 47 do 2T), Fabinho e Willian Bigode (Stênio aos 47 do 2T). Técnico: William Batista
Botafogo-SP
João Carlos; Alisson Cassiano (Douglas Baggio aos 40 do 2T), Edson e Rafael Milhorim; Jeferson, Wesley Dias (Sabit Abdulai aos 40 do 2T), Leandro Maciel (Dramisino aos 28 do 2T) e Gabriel Risso; Jonathan Cafu (William Lins aos 28 do 2T), Jefferson Nem (Matheus Régis aos 20 do 2T) e Alexandre Jesus. Técnico: Márcio Zanardi
- Gols: Cauan Barros aos 36 do 2T
- Cartões amarelos: Felipe Amaral (América), Alisson Cassiano, Rafael Milhorim (Botafogo-SP)
- Motivo: primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Data: 5/4/2025 (sábado)
- Estádio: Independência, em Belo Horizonte
- Árbitro: Maguielson Lima Barbosa
- Assistentes: Lucas Costa Modesto e Lehi Sousa Silva
- VAR: Charly Wendy Straub Deretti