SÉRIE B

Contra o Remo, América busca feito inédito na história

Coelho entra em campo neste domingo (13/4), pela segunda rodada da Série B, em busca de quebrar tabu contra Remo

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, no Independência, no sábado (5/4), o América começou a Série B do Campeonato Brasileiro com o pé direito. Agora, diante do Remo, terá que quebrar um tabu histórico para conquistar mais três pontos no torneio.

A delegação do Coelho viaja para Belém, capital do Pará, na manhã deste sábado (12). No domingo (13), às 16h, o Remo recebe o América no Mangueirão e defende uma invencibilidade histórica como mandante.

Clubes com mais de 100 anos de história, América e Remo se enfrentaram apenas sete vezes em jogos oficiais, e o retrospecto é equilibrado. São duas vitórias do Coelho contra duas do Leão e três empates.

Entretanto, o América jamais venceu o Remo como visitante. Ambas as vitórias alviverdes foram conquistadas no Independência pela Série B, em 1999 e 2002.

Invencibilidade do Remo como mandante

Será a quarta vez que o Remo recebe o América como mandante. A primeira foi em 1972, no Baenão, pelo Campeonato Brasileiro, e terminou no empate por 0 a 0. Naquele jogo, saiu do banco do time paraense um lateral de 22 anos que ainda dava os primeiros passos no futebol profissional: Nelinho, que marcou época e se tornou ídolo de Atlético e Cruzeiro

Passaram-se mais de 30 anos até que o Leão voltasse a receber o Coelho no Pará. O reencontro ocorreu em 2003, novamente no Baenão, mas dessa vez pela Série B. O atacante Fred, que despontava no América, marcou duas vezes, mas o jogo terminou no empate por 2 a 2.

Naquela ocasião, o Remo era comandado por Givanildo de Oliveira, técnico que é ídolo do América – pelo qual se sagrou campeão da Série B em 1997, da Série C em 2009 e do Mineiro em 2016.

Curiosamente, a terceira vez que o Leão recebeu o América não foi no Pará, e sim no Amapá. Na Série B de 2004, o Remo cumpria suspensão de mando de campo, e a partida foi disputada no Zerão, em Macapá.

Com dois gols de Júnior Amorim, o Remo venceu por 2 a 0. Tanto o Leão como o Coelho acabaram rebaixados para a Terceira Divisão naquela temporada.

Reencontro

O duelo na Série B de 2004 foi o último entre as equipes. Assim, neste domingo, América e Remo voltarão a se encontrar após mais de 20 anos.

Além do tabu do Coelho como visitante, a partida vale o domínio do retrospecto do confronto. Como o duelo está empatado, com duas vitórias para cada lado, o time que vencer desponta no histórico.

Compartilhe