AMÉRICA

América vai reencontrar atacante de 22 anos que ‘cancelou’ aposentadoria

América volta a campo na quinta-feira (15/4) para enfrentar o Amazonas pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Após a derrota para o Remo, por 2 a 0, no domingo (13/4), o América se prepara para enfrentar o Amazonas pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto marca o reencontro do Coelho com o atacante Rodrigo Varanda, de 22 anos, que retomou a carreira após anunciar a aposentadoria no ano passado.

Em setembro de 2024, Varanda havia anunciado o fim da carreira no futebol. Na época, aos 21 anos, defendia o América e explicou que precisava de um tempo para cuidar da saúde mental e da família.

Pouco tempo depois, o atacante passou a atuar pelo Vila São Geraldo, time amador de Taubaté, cidade vizinha de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Não demorou até que ele fosse anunciado como reforço do São José para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista de 2025.

No retorno ao futebol profissional, Varanda anotou três gols e uma assistência em 11 jogos pelo São José e chamou a atenção do Amazonas, que fechou com o jogador para a disputa da Série B em 2025.

Rodrigo Varanda no Amazonas

O reforço não demorou para trazer retorno à Onça-pintada. Anotou dois gols no Campeonato Amazonense, um deles na final, em que o time conquistou o título sobre o Nacional-AM.

Assim, Varanda se tornou titular do Amazonas. O ex-América, entretanto, ainda não conseguiu desencantar na Série B – passou em branco nos dois duelos do time na competição – a derrota para o Goiás, por 1 a 0, e o empate sem gols com a Ferroviária.

Passagem pelo América e ‘aposentadoria’

Formado no “terrão” do Corinthians, Rodrigo Varanda foi captado para as categorias de base do América em 2023. No mesmo ano, estreou profissionalmente pelo Coelho e marcou gols importantes nas vitórias contra São Paulo e Santos, pela Série A, mas não foi suficiente para evitar a queda do time mineiro à Segunda Divisão.

Voltou a entrar em campo pelo América em 2024, ano em que foi emprestado ao Santa Clara, de Portugal. Antes mesmo de atuar no futebol europeu, entretanto, anunciou que iria se aposentar.

“A decisão foi toda minha, eu vou cuidar da minha saúde mental, cuidar dos meus filhos. Sei que é difícil para muitas pessoas (…) É difícil para mim, é difícil para meus familiares, mas eu resolvi tirar um tempo para mim. Só eu sei o que eu passo de verdade… Tirar um tempo para mim, cuidar da minha família, cuidar dos meus filhos, ficar mais perto deles”, explicou o atacante, na época.

América x Amazonas

Após vencer na primeira rodada e perder na segunda, o Coelho é o 11º colocado da Série B, com três pontos.

No próximo duelo, o América terá a oportunidade de ampliar a pontuação em casa, no Independência. O alviverde recebe o Amazonas às 21h35 (de Brasília) desta quinta-feira (17/4).

O Amazonas, por outro lado, sequer marcou na competição. Está na 15ª colocação da Série B, com um ponto.

Compartilhe