Há mais de um mês sem vencer, o América entrará pressionado em campo na noite desta terça-feira (27/5), às 19h30. O adversário no duelo da nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Independência, em Belo Horizonte, será o Atlético-GO, que só triunfou uma vez nas últimas sete partidas. A seguir, o No Ataque traz todos os detalhes do jogo: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, declarações e mais.
Em má fase, América e Atlético-GO entrarão em campo bem próximos na classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira está na 14ª colocação, com 10 pontos, um a menos que o rival goiano, que está na 12ª posição. O vencedor do duelo alçará voos na Segunda Divisão, já que a Chapecoense, nona colocada, por exemplo, tem 13 pontos e pode ser ultrapassada por uma das equipes.
Porém, para subir posições na classificação da Série B, será necessário espantar a crise recente. O América somou apenas um ponto nas últimas quatro rodadas: perdeu para Avaí, Operário e Coritiba, e apenas empatou com Paysandu. Já o Atlético-GO até venceu o Novorizontino em 4 de maio, mas chega ao duelo com dois empates seguidos e com um técnico estreante: Fábio Matias fará a primeira partida pelo Dragão.
O ponto que anima o torcedor do Coelho é que o duelo será no Independência. A última derrota no estádio foi em 8 novembro de 2023, quando perdeu para o Coritiba por 3 a 0, ainda na Série A – o jogo decretou a queda à Série B. Depois disso, são 34 partidas no Horto – 22 vitórias e 12 empates – e uma invencibilidade que já dura 566 dias.
América x Atlético-GO: onde assistir
O duelo entre América e Atlético-GO, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, será transmitido de forma exclusiva pelo streaming Disney +.
América x Atlético-GO: escalações
América
A principal novidade na escalação do técnico William Batista pode ser Miguelito. O boliviano havia sido suspenso de forma preventiva pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por cinco jogos devido à acusação de racismo no duelo com o Operário, que ocorreu em 4 de maio.
Porém, o América conseguiu nesta segunda-feira (26/5) um efeito suspensivo, e o meio-campista está liberado para voltar após ficar fora de combate por dois jogos. Titular nas quatro partidas antes do episódio que acarretou a punição, Miguelito pode retornar ao time diretamente à escalação inicial.
Uma dúvida é sobre a utilização de Mariano. Devido a problema físico, Ricardo Silva ficou fora do último duelo, em 19 de maio, na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira, pela oitava rodada da Série B. Se estiver 100%, o zagueiro retornará à linha de defesa, Júlio jogará na lateral e o experiente ala-direito começará no banco.
- Escalação do América: Matheus Mendes; Mariano (Ricardo Silva), Júlio, Lucão e Marlon; Kauã Diniz, Cauan Barros e Miguelito (Elizari ou Jhosefer); Stênio, William Bigode e Figueiredo.
- Desfalques do América: Alê (dores no joelho esquerdo), Yago Santos (dores no quadril), Guilherme Pato (lesão no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho esquerdo), David Lopes (lesão muscular na coxa esquerda), Fabinho (lesão no joelho esquerdo).
Atlético-GO
Por outro lado, a grande novidade do Atlético-GO está na área técnica. Após perder Claudio Tencati para o Juventude, a equipe goiana buscou justamente o treinador que estava na equipe gaúcha. Fábio Matias, que teve uma passagem como interino no Botafogo em 2024 e treinou o Coritiba na Série B de 2024, fará a estreia diante do América.
E o novo treinador terá reforços logo na primeira partida. Ex-atacante de Cruzeiro e Internacional, William Pottker cumpriu suspensão em 18 de maio, no empate por 1 a 1, com o Remo, em casa, e está à disposição.
Outro que volta é William Maranhão, que se recuperou de um problema muscular. O mesmo vale para Caio Dantas e Shaylon, atletas que estavam fora por lesão e devem ser opções para Matias no segundo tempo, pelo menos.
- Escalação do Atlético-GO: Vladimir; Raí Ramos, Alix Vinícius, Matheus Felipe e Conrado; Rhaldney, Willian Maranhão (Luizão) e Robert; William Pottker, Sandro Lima e Marcelinho.
- Desfalques do Atlético-GO: não tem.
América x Atlético-GO: personagens
“Principalmente dentro de casa temos feito nosso melhor. Tivemos um empate diante do Paysandu em casa que teve um gosto de derrota. Sabemos a dificuldade que é jogar a Série B e sabemos que temos que pontuar em casa. A torcida pode esperar um time mais aguerrido e mais focado em nossos objetivos”
Mariano, lateral-direito do América
“Estamos focados em manter as boas atuações que estamos apresentando, mas precisamos transformar isso em pontos e vitórias. Sabemos que o América é muito forte, também briga pelo acesso. Mas, vamos buscar a vitória agora e iniciar essa sequência positiva. Eu olhei a tabela nossa, só teremos jogos diretos e difíceis. Temos que pensar jogo a jogo, o nível do campeonato é complicado, toda partida é complicada.”
Conrado, lateral-esquerdo do Atlético-GO
América x Atlético-GO: arbitragem
- Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
- Assistentes: Anderson Jose de Moraes Coelho e Leandro Matos Feitosa (SP)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)