
A sina que persegue o América na Série B do Campeonato Brasileiro: o time treinado por William Batista não consegue vencer fora de casa. Foi assim novamente neste domingo (1º/6), quando o Coelho visitou o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, e perdeu por 1 a 0. Agora, o alviverde tem cinco derrotas em cinco jogos fora de Belo Horizonte na competição.
Ainda que tenha buscado o ataque nos primeiros minutos, o América sofreu com a falta de criatividade e dificuldade na troca de passes e não conseguiu criar muitas jogadas de perigo ao longo do primeiro tempo – o mesmo ocorreu com o Volta Redonda. A melhor chance dos mineiros foi em lance que resultou em gol do atacante Stênio, mas acabou anulado por impedimento. Os cariocas passaram perto de abrir o placar perto do intervalo, com chute na trave do lateral-direito Jhonny.
Ao contrário da primeira etapa, foi o Volta Redonda que teve mais ímpeto ofensivo no começo do segundo tempo. Os mandantes balançaram as redes logos aos seis minutos, mas viram o lance ser anulado por impedimento. O América chegou a ter chances em contra-ataque, mas não as aproveitou. No último lance, depois de ter tido mais um gol anulado, o Voltaço enfim conseguiu marcar, com o atacante Matheus Lucas.
Volta Redonda e América na tabela da Série B
A vitória afastou o Volta Redonda da zona de rebaixamento. O time carioca, agora com 10 pontos, está no 15º lugar – o Amazonas, 17º, tem sete.
Já o América segue em 12º, com 13 pontos. São cinco a menos que o Cuiabá, que soma 18 e abre o G4.
Próximos jogos
Ambos os times voltam a campo pela 11ª rodada da Série B. A partir das 16h do próximo domingo (8), na Serrinha, o Volta Redonda visita o Goiás. No mesmo horário, mas no sábado (7), o América recebe a Ferroviária no Independência.
O jogo entre Volta Redonda e América
O América iniciou a partida tomando conta das ações ofensivas, as quais buscavam acionar, principalmente, os lados do campo – hora com o ponta Stênio, pela esquerda, e hora com lateral Mariano e o ponta Figueiredo, pela direita.
Foi em uma dessas jogada que, aos 11 minutos, o Coelho esteve perto de abrir o placar: Mariano lançou Willian Bigode, que partiu entre os zagueiros do Volta Redonda. O centroavante bateu rápido, e o goleiro Jean Drosny espalmou para a pequena área, onde estava Stênio, que completou para o fundo do gol. Bigode, entretanto, estava impedido quando recebeu a bola, e o tento foi anulado.
Sem Miguelito, que havia brilhado na última rodada, o time mineiro teve dificuldade para trocar passes a partir do meio campo. Tanto é que, a partir dos 20′, o time mineiro abaixou as linhas e deixou a posse com o Volta Redonda, que também apresentou pouca criatividade para criação.
A melhor chance para os cariocas foi aos 40, quando o zagueiro Gabriel Pinheiro lançou o lateral-direito Jhonny, que surgiu às costas da defesa americana e acertou a trave da meta defendida por Matheus Mendes.
Segundo tempo
O Volta Redonda começou o segundo tempo em cima do América. Com jogadas por dentro e pelos lados, o time carioca levou perigo e chegou a balançar as redes aos seis minutos, quando o zagueiro Gabriel Bahia cruzou rasteiro na área e, do outro lado, Heliardo escorou para o gol. O atacante, entretanto, estava em posição de impedimento.
Após a anulação, a transmissão da partida flagrou discussão entre o lateral-esquerdo Marlon e o zagueiro Lucão, que pareciam buscar soluções diante da pressão do Voltaço.
O Coelho seguiu com as linhas baixas, mas apostou mais em jogadas de contra-ataque e, por duas vez, com Willian Bigode e com o meio-campista Elizari, respectivamente, esteve próximo de balançar as redes, mas não foi feliz nas finalizações,
A partida perdeu ritmo com o passar do tempo, com as duas equipes em declínio físico e, de certa forma, mais preocupadas em se defender que atacar. Mas aos 36′, em escapada desde o campo de defesa, o lateral-esquerdo Sánchez chegou na área adversária, passou pelos marcadores e contou com falha de Matheus Mendes para balançar as redes. O gol levou o Raulino de Oliveira à loucura, mas a comemoração não durou muito – a bola tocou no braço do jogador e, mais uma vez, o duelo teve um tento anulado.
Já nos acréscimos, após cobrança de lateral, o meio-campista André Luiz bateu rasteiro na direção da área do Coelho. O atacante Matheus Lucas desviou no meio do caminho e marcou o gol da vitória: 1 a 0.
Volta Redonda 1 x 0 América
Volta Redonda
Jean Drosny; Jhonny (Ynaiã, aos 25 do 2ºT), Gabriel Pinheiro, Lucas Adell, Gabriel Bahia e Sanchez; Robinho, Raí e Henrique Silva (André Luiz, aos 25 do 2ºT); Vitinho (MV, aos 18 do 2ºT) e Heliardo (Matheus Lucas, aos 25 do 2ºT). Técnico: Rogério Correa.
América
Matheus Mendes; Mariano, Júlio, Lucão e Marlon; Cauã Barros, Miqueias (Kauã Diniz, aos 40 do 2ºT), Elizari (Felipe Amaral, aos 25 do 2ºT); Stênio (Yago Santos, aos 22 do 2ºT), Bigode e Figueiredo (Kauan Cristtyan, aos 40 do 2ºT). Técnico: William Batista.
Cartões amarelos: Gabriel Bahia e Heliardo (Volta Redonda) / Cauan Barros, Mariano e Marlon (América)
Motivo: 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: Rodrigo Batista Raposo (DF)