AMÉRICA

América contrata técnico Enderson Moreira

Presidente do América, Alencar da Silveira Júnior confirmou o retorno de Enderson Moreira: 'Repetir o que deu certo no passado'

O América acertou a contratação do técnico Enderson Moreira para o lugar de William Batista, demitido após o revés para o Volta Redonda por 1 a 0. O anúncio foi feito pelo presidente do clube, o deputado estadual Alencar da Silveira Júnior, na noite desta segunda-feira (2/6).

Em vídeo publicado no Instagram, Alencar disse que o América repetirá “o que deu certo no passado”. Ele se referiu à passagem vitoriosa de Enderson pelo Coelho em 2017, quando se sagrou campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

“Acabei de acertar e repetir o que deu certo no passado. Em 2017 nós levantamos o título. Enderson Moreira é o nosso novo treinador! Já estaremos juntos no próximo sábado com o novo treinador para o nosso time”.

Alencar da Silveira Júnior

O No Ataque apurou com uma fonte ligada a Enderson que o vínculo com o Coelho vai até o fim de 2025. Chegam com ele o auxiliar técnico Luís Fernando Flores, o treinador de goleiros Ailton Serafim e o preparador físico Gerson Rocha.

Aos 53 anos, Enderson Moreira já comandará a equipe no duelo com a Ferroviária, às 16h de sábado (7/6), no Independência, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada da Série B.

O América defende invencibilidade de 36 partidas em seu estádio, com 24 vitórias e 12 empates desde novembro de 2023. Na Série B de 2025, o clube está na intermediária da classificação, em 13º, com 13 pontos em 10 jogos.

Últimos trabalhos de Enderson Moreira

Enderson Moreira treinou o Avaí até março de 2025 (foto: Leandro Boeira/Avaí Futebol Clube)

O trabalho mais recente de Enderson Moreira foi pelo Avaí. Curiosamente, ele não teve o contrato renovado mesmo depois de conquistar o Campeonato Catarinense na final contra a Chapecoense, em março de 2025.

No caminho até o título, o treinador obteve cinco vitórias, sete empates e três derrotas em 15 jogos. Chamou a atenção o fato de o Leão empatado todos os confrontos eliminatórios.

Nas quartas de final e na semifinal, o Avaí avançou nos pênaltis contra Figueirense e Santa Catarina. Na decisão, empatou duas vezes com a Chapecoense – 2 a 2 e 1 a 1 – e levantou a taça em função da campanha superior na primeira fase.

Antes de dirigir o Avaí, Enderson esteve no Sporting Cristal, do Peru, e no Sport Recife. Pelo time pernambucano, quase subiu à Série A, em 2023, mas caiu de produção no returno da B e amargou a 7ª posição, com 63 pontos – o Atlético-GO, 4º, somou 64.

A trajetória no América

Marcus Salum, Enderson Moreira e Alencar da Silveira Júnior com a taça da Série B de 2017 - (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Marcus Salum, Enderson Moreira e Alencar da Silveira Júnior com a taça da Série B de 2017(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Enderson Moreira teve trajetória longeva no América entre julho de 2016 e junho de 2018. Nesse período, disputou 111 jogos, com 43 vitórias, 32 empates e 36 derrotas. A equipe marcou 112 gols e sofreu 110.

Apesar de não ter evitado o rebaixamento à Série B, Enderson conseguiu fazer com que o Coelho melhorasse o desempenho no Brasileirão de 2016 e preparasse terreno para uma boa temporada seguinte.

O ápice do treinador no Lanna Drumond foi a conquista da Série B em 2017, desbancando o favoritismo do Internacional. O América contabilizou 73 pontos (dois a mais que os gaúchos), com 20 vitórias, 13 empates e apenas cinco derrotas.

Em junho de 2018, Enderson aceitou oferta do Bahia e deixou o América. O clube mineiro, que estava na 14ª posição da Série A, acabou rebaixado à Segunda Divisão ao término do ano.

Posteriormente, Enderson também esteve à frente de Ceará, Goiás, Cruzeiro, Fortaleza e Botafogo.

Compartilhe