
Caiu a longa invencibilidade do América como mandante. Na estreia do técnico Enderson Moreira, o Coelho sofreu uma virada diante da Ferroviária, por 2 a 1, neste sábado (7/6), no Independência, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A equipe paulista construiu a vitória na etapa final com gols de Vitor Barreto e Carlão, depois de um primeiro tempo dominante do América, que abriu o placar com Stênio.
O América estava invicto em casa desde novembro de 2023. Ao todo, foram 36 partidas sem perder em Belo Horizonte: 35 jogos no Independência e um no Mineirão.
Com o revés, o América caiu para a 13ª posição, com exatos 13 pontos. O Coelho ainda pode perder mais uma posição na tabela com o jogo deste domingo (8/6) envolvendo Atlético-GO (14º lugar), que enfrentará o Athletico-PR, fora de casa.
Já a Ferroviária subiu para o 10º lugar, agora com 15 pontos.
Próximos jogos de América e Ferroviária
Na próxima rodada da Série B, o América vai jogar fora de casa. O Coelho tentará a reabilitação diante do Vila Nova na sexta-feira (13/6), às 19h, pela 12ª rodada. Já a Ferroviária encara a Chapecoense, na Arena Condá, na segunda-feira (16/6), às 19h.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado por um América paciente, envolvendo o adversário, enquanto a Ferroviária buscava o contra-ataque.
De tanto pressionar, o América abriu o placar aos 32′ minutos em um cruzamento na medida de Figueiredo para Stênio.
A jogada do América teve início em cruzamento errado de Marlon pelo lado esquerdo, que mandou a bola em cima de um defensor da Ferroviária. Figueiredo ficou com a sobra, na entrada da grande área, e cruzou com efeito na direção de Stênio, que avançava em velocidade pela direita. O atacante do Coelho nem precisou saltar e cabeceou com força, marcando um belo gol para o Coelho: 1 a 0.
A Ferroviária quase empatou aos 45′, quando Thayllon recebeu lançamento e ficou cara a cara com Matheus Mendes.
O jogador do time paulista tentou encobrir o goleiro do América, mas a bola foi para fora, passando perto da trave direita.
Na etapa final, os times voltaram com ímpeto ofensivo em jogo mais aberto. O América criou mais chances, mas a Ferroviária foi o time que encontrou o caminho do gol.
Aos 25′, Vitor Barreto, que entrou no lugar de Thayllon, recebeu cruzamento de Eric Melo pela esquerda e bateu forte. A bola desviou na zaga do América e deixou Matheus Mendes vendido: 1 a 1.
A Ferroviária conseguiu a virada aos 34′ com Carlão. Ele recebeu lançamento na grande área e bateu forte, sem chances para o goleiro do Coelho: 2 a 1.
América x Ferroviária
América
Matheus Mendes; Mariano, Lucão, Júlio e Marlon (Paulinho 37 do 2º); Miqueias (Arthur Souza 37 do 2º), Cauan Barros e Elizari (Yago Souza 17 do 2º); Stênio (Jhosefer 17 do 2º), Figueiredo e Willian Bigode. Técnico: Enderson Moreira.
Ferroviária
Dênis Júnior; Kevin, Gustavo Medina, Ronaldo Alves e Eric Melo; Netinho, Ricardinho e Albano (Juninho 28 do 2º); Thiago Lopes (Ian Lucas 28 do 2º), Thayllon (Vitor Barreto 15 e depois Alencar 38 do 2º) e Carlão (Quirino 38 do 2º). Técnico: Vinicius Bergantin.
- Gols: Stênio, aos 32′ do 1ºT (América); Vitor Barreto, aos 25′ do 2ºT, e Carlão, aos 34′ do 2ºT (Ferroviária)
- Cartões amarelos: Mariano, Stênio (América); Gustavo Medina, Eric Melo (Ferroviária) Vermelho: Quirino
- Motivo: 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
- Data e horário: 7/6/2025, às 16h
- Árbitro: Marcio dos Santos Oliveira (AL)
- Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)
- VAR: Adriano Barros Carneiro (MA)