AMÉRICA

Ferroviária acaba com invencibilidade do América em BH na estreia de Enderson Moreira

América, que não perdia em Belo Horizonte desde novembro de 2023, foi derrotado pela Ferroviária na Série B do Brasileiro

Caiu a longa invencibilidade do América como mandante. Na estreia do técnico Enderson Moreira, o Coelho sofreu uma virada diante da Ferroviária, por 2 a 1, neste sábado (7/6), no Independência, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A equipe paulista construiu a vitória na etapa final com gols de Vitor Barreto e Carlão, depois de um primeiro tempo dominante do América, que abriu o placar com Stênio.

O América estava invicto em casa desde novembro de 2023. Ao todo, foram 36 partidas sem perder em Belo Horizonte: 35 jogos no Independência e um no Mineirão.

Com o revés, o América caiu para a 13ª posição, com exatos 13 pontos. O Coelho ainda pode perder mais uma posição na tabela com o jogo deste domingo (8/6) envolvendo Atlético-GO (14º lugar), que enfrentará o Athletico-PR, fora de casa.

Já a Ferroviária subiu para o 10º lugar, agora com 15 pontos.

Próximos jogos de América e Ferroviária

Na próxima rodada da Série B, o América vai jogar fora de casa. O Coelho tentará a reabilitação diante do Vila Nova na sexta-feira (13/6), às 19h, pela 12ª rodada. Já a Ferroviária encara a Chapecoense, na Arena Condá, na segunda-feira (16/6), às 19h.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado por um América paciente, envolvendo o adversário, enquanto a Ferroviária buscava o contra-ataque.

De tanto pressionar, o América abriu o placar aos 32′ minutos em um cruzamento na medida de Figueiredo para Stênio.

A jogada do América teve início em cruzamento errado de Marlon pelo lado esquerdo, que mandou a bola em cima de um defensor da Ferroviária. Figueiredo ficou com a sobra, na entrada da grande área, e cruzou com efeito na direção de Stênio, que avançava em velocidade pela direita. O atacante do Coelho nem precisou saltar e cabeceou com força, marcando um belo gol para o Coelho: 1 a 0.

A Ferroviária quase empatou aos 45′, quando Thayllon recebeu lançamento e ficou cara a cara com Matheus Mendes.

O jogador do time paulista tentou encobrir o goleiro do América, mas a bola foi para fora, passando perto da trave direita.

Na etapa final, os times voltaram com ímpeto ofensivo em jogo mais aberto. O América criou mais chances, mas a Ferroviária foi o time que encontrou o caminho do gol.

Aos 25′, Vitor Barreto, que entrou no lugar de Thayllon, recebeu cruzamento de Eric Melo pela esquerda e bateu forte. A bola desviou na zaga do América e deixou Matheus Mendes vendido: 1 a 1.

A Ferroviária conseguiu a virada aos 34′ com Carlão. Ele recebeu lançamento na grande área e bateu forte, sem chances para o goleiro do Coelho: 2 a 1.

América x Ferroviária

América
Matheus Mendes; Mariano, Lucão, Júlio e Marlon (Paulinho 37 do 2º); Miqueias (Arthur Souza 37 do 2º), Cauan Barros e Elizari (Yago Souza 17 do 2º); Stênio (Jhosefer 17 do 2º), Figueiredo e Willian Bigode. Técnico: Enderson Moreira.

Ferroviária
Dênis Júnior; Kevin, Gustavo Medina, Ronaldo Alves e Eric Melo; Netinho, Ricardinho e Albano (Juninho 28 do 2º); Thiago Lopes (Ian Lucas 28 do 2º), Thayllon (Vitor Barreto 15 e depois Alencar 38 do 2º) e Carlão (Quirino 38 do 2º). Técnico: Vinicius Bergantin.

  • Gols: Stênio, aos 32′ do 1ºT (América); Vitor Barreto, aos 25′ do 2ºT, e Carlão, aos 34′ do 2ºT (Ferroviária)
  • Cartões amarelos: Mariano, Stênio (América); Gustavo Medina, Eric Melo (Ferroviária) Vermelho: Quirino
  • Motivo: 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
  • Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
  • Data e horário: 7/6/2025, às 16h
  • Árbitro: Marcio dos Santos Oliveira (AL)
  • Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)
  • VAR: Adriano Barros Carneiro (MA)
Compartilhe