AMÉRICA

Enderson Moreira reforça briga do América pelo acesso, mas diz: ‘Pés no chão’

Comandante pregou 'pés no chão' e comentou a dificuldade do campeonato; Coelho está a cinco pontos de distância do G4

O técnico Enderson Moreira reforçou a ‘permanência’ do América na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, mas também foi realista. O comandante pregou ‘pés no chão’ e comentou a dificuldade do campeonato. O Coelho está a cinco pontos de distância do G4.

O América é o 10° colocado, com 16 pontos. O Coritiba é o quarto, com 21. O time mineiro havia se afastado do principal objetivo em função das derrotas fora de casa. Contudo, nessa sexta-feira (13/6), o Coelho espantou esse fantasma e venceu a primeira como visitante – bateu o Vila Nova por 3 a 0.

Na visão do treinador, os dois extremos vividos geram uma pressão maior do que a necessária. Na 11ª rodada, o América perdeu em casa para a Ferroviária e encerrou os 577 dias de invencibilidade no Independência. Contudo, na rodada seguinte, o time colocou fim ao jejum de 262 dias sem vencer fora de casa.

“A gente tem que ter muita tranquilidade. Na derrota, o América vinha de um período de invencibilidade muito longo. E talvez isso também pese em determinado momento, porque fica aquela ansiedade. Como também fazia muito tempo que o América não vencia fora de casa. Então esses dois extremos são sempre perigosos. Cria uma pressão maior do que o jogo. Acima de tudo, tem que ter os pés no chão”, falou.

Ele também falou da dificuldade na sequência. O América recebe o Criciúma na sexta-feira (20/6), às 21h35, no Independência, pela 13ª rodada da Série B. O time catarinense está na 12ª posição, com 15 pontos.

“Nós temos um jogo muito difícil contra a equipe do Criciúma. Tem que estar muito concentrado. Vai ser um jogo extremamente complicado. É um passo de cada vez. Não está tudo errado quando perde, e também não está tudo certo quando vence. Temos de saber tirar lições positivas desse jogo, como algumas coisas que precisam melhorar ou que precisam continuar agregando pra equipe”, disse.

América segue na briga

Por fim, o técnico destacou o formato da competição e reforçou que o Coelho segue na briga pelo acesso, ainda que não esteja entre os quatro primeiros colocados.

“Não pode com uma derrota sair da briga e com uma vitória voltar pra briga. Acho que é uma competição de pontos corridos, não de velocidade, quem sair agora na frente já está garantido. O resultado de sexta não nos dá nenhuma vantagem para o próximo jogo. É começar tudo de novo, é limpar o HD e concentrar naquilo que a gente tem que fazer para a próxima partida”, comentou.

Enderson usou a vitória fora de casa como ‘arma’ para a sequência: “É uma competição de resistência, de resiliência também, de saber apanhar às vezes, levantar e dar a volta por cima. Viemos de uma derrota muito sofrida dentro de casa e conseguimos reverter essa situação com muita autoridade. Acho que foi uma vitória muito merecida. Não foram só apenas os três gols, mas nós criamos boas oportunidades, finalizamos bem”.

Compartilhe