AMÉRICA

Os jogadores do América que podem assinar pré-contrato com outros times

No América, boa parte do elenco está nesta situação: são 15 atletas que podem deixar o Coelho; veja quem são

A partir desta terça-feira (1º/7), jogadores com vínculo até o fim de dezembro de 2025 já podem assinar ‘pré-contrato’ com outra equipe. No América, boa parte do elenco está nessa situação: são 15 atletas que podem deixar o Coelho.

Com a abertura da janela de transferências na segunda-feira (3/7) e o aquecimento do mercado da bola, o clube mineiro pode se antecipar para renovar alguns desses vínculos.

O que é um pré-contrato no futebol?

O pré-contrato estabelece a ligação entre um atleta e um clube para que, em data acertada, as partes assinem o vínculo definitivo. É uma espécie de período preparatório.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Fifa não permitem que um jogador tenha contratos simultâneos com dois clubes. Dessa forma, o pré-contrato possibilita que atletas façam um acerto prévio com outra equipe antes do término do vínculo vigente.

Jogadores do América que podem assinar pré-contrato

A seguir, o No Ataque lista os 15 jogadores pertencentes ao elenco do Coelho que poderão assinar pré-contratos com outras equipes a partir desta terça-feira.

Goleiros (3)

Os três goleiros do América podem assinar pré-contrato: Jori, Dalberson e Matheus Mendes têm vínculo com o alviverde até dezembro deste ano.

Nesta temporada, Mendes tem sido o titular absoluto – são 24 jogos com a camisa do Coelho. Jori atuou em três partidas, enquanto Dalberson não entrou em campo em 2025.

Laterais (3)

Tanto o lateral-direito mais experiente como o mais jovem estão na mesma situação. Mariano, de 39 anos, tem sido o titular do América, são 15 jogos e uma assistência. Ele é uma das referências do time, por ser um dos mais velhos do elenco. Já Samuel Alves, de 21 anos, tem sido opção no banco de reservas, mas já fez partidas seguras e é ‘cria’ do Lanna Drumond. Ele tem cinco jogos e uma assistência na temporada.

Por fim, o lateral-esquerdo Marlon também poderá assinar novo vínculo. Experiente, o jogador de 31 anos é o titular absoluto da posição. Em 2024, são 27 jogos, três gols e uma assistência.

Zagueiros (2)

Os titulares da zaga americana também entram nos últimos seis meses de contrato. Ricardo Silva e Lucão tem formado dupla segura e têm a confiança do técnico Enderson Moreira na temporada. Além disso, dividiram a braçadeira de capitão e são peças de referência da equipe.

Ricardo Silva fez 20 jogos em 2025, enquanto Lucão esteve em 27 partidas. O primeiro, recentemente, ficou fora de combate por causa de uma lesão muscular na coxa esquerda.

Meio-campistas (3)

Três meio-campistas estão na lista. O volante Alê ainda não estreou com a camisa do Coelho em 2025 – ele trata problema no joelho esquerdo. No início de junho, passou por uma cirurgia por causa das dores que sentia. O jogador, contudo, tem história no clube e é tido como uma das principais referências.

Gustavinho teve o vínculo renovado até o fim deste ano depois de se recuperar de lesões de ligamento e no menisco do joelho direito. Nesta temporada, esteve em campo duas vezes.

O argentino Fernando Elizari tem sido acionado com frequência por Enderson Moreira. Apesar de não ter conquistado a titularidade absoluta, é uma das primeiras opções, principalmente no setor de criação.

Atacantes (4)

São quatro atacantes que podem assinar com novo clube a partir desta terça. Dessa lista, apenas dois têm sido frequentemente utilizados por Enderson Moreira.

Fabinho é um dos principais jogadores do América na temporada. No clube desde 2024, ele foi artilheiro do time ano passado e começou 2025 com moral. Em 18 jogos, são quatro gols e quatro assistências – está entre os maiores goleadores do Coelho nesta temporada. O contrato do jogador, contudo, tem opção de renovação por mais um ano.

O experiente Willian Bigode tem atuado de forma mais centralizada no América. Homem de confiança do treinador, ele divide a artilharia com Fabinho, inclusive. São 13 jogos, quatro gols e uma assistência.

Por fim, os outros dois atacantes são Guilherme Pato e Arthur Sousa. O primeiro sofreu entorse no joelho esquerdo com ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão de menisco durante treino logo no início do ano e ainda não estreou com a camisa do Coelho. Já Arthur Sousa chegou ao Lanna Drumond no mês passado e disputou apenas um jogo.

Compartilhe