AMÉRICA

Organizada do América cobra mudança na direção: ‘Trabalho não dá resultado’

Torcida Seita Verde publicou carta no Instagram em que cobra a saída do diretor Fred Cascardo: 'Quais os critérios para manutenção?'

Compartilhe
google-news-logo

Ainda sem engrenar na Série B do Campeonato Brasileiro, o América está na intermediária da classificação, em 12º lugar, com 20 pontos em 15 rodadas (seis vitórias, dois empates e sete derrotas). A distância para o Avaí, quarto colocado, é de quatro pontos, enquanto a vantagem sobre o Athletic, primeiro time da zona de rebaixamento (17º), é de cinco pontos.

A campanha de meio de tabela vem causando descontentamento nos aficionados do Coelho. Nesse sentido, a torcida Seita Verde publicou, nesta quarta-feira (9/7), uma carta no Instagram em que cobra a saída do diretor de futebol Fred Cascardo. No entendimento da organizada, houve erros em contratações, sobretudo para o setor ofensivo.

“O time precisando resolver problema de falta de gols e se reforça contratando dois atacantes que marcaram apenas um gol como profissionais. São salários e luvas gastos com reforços que não vão solucionar o problema e que ainda vão onerar a folha de pagamento, prejudicando a possibilidade de investimento em jogadores que possam fazer realmente a diferença”.

Torcida Seita Verde

Embora não tenha citado nomes, a Seita fez referências a Breno Teixeira e Arthur Sousa. O primeiro marcou um gol em 48 partidas como profissional (Cruzeiro, Valladolid-ESP, Cherno More-BUL e América). O segundo também tem apenas uma bola na rede, mas em 22 jogos (Corinthians, Bragantino, Sport e América).

A torcida também pediu providências ao presidente Alencar da Silveira Júnior, que chamou o time de “um dos mais feios dos últimos anos” em alusão à derrota por 1 a 0 para o Athletic, segunda-feira (7), no Independência. “Em entrevista, o Alencar disse que Fred seria cobrado pelo desempenho da equipe. Queremos saber quando o clube irá assumir que o trabalho não deu resultado e que precisa ser corrigido?”.

Por fim, a página chamou atenção para as trocas de técnicos – em 2025, William Batista deu lugar a Enderson Moreira. “Já caíram dois treinadores, que poderiam ter maior continuidade se tivessem recebido atletas que de fato contribuíssem com os objetivos do clube. Não é concebível o América disputar a Série B apenas para ser mero figurante no meio de tabela”.

Leia a nota da torcida Seita Verde

Após meia temporada e praticamente fechando o primeiro turno da Série B, qual avaliação podemos fazer sobre o desempenho do time? No Mineiro, conseguiu ir para a final do campeonato, quase que de maneira culposa, quando não há intenção em classificar, e foi vice.

Na Copa do Brasil, foi eliminado precocemente, comprometendo a possibilidade de arrecadação com os prêmios por avançar de fase, algo que, para um time que tem dificuldades financeiras, era de grande importância.

No principal campeonato da temporada, o time tem comportamento desequilibrado. Conseguiu duas vitórias fora de casa em 2025 e começou o campeonato da mesma forma.

Após a troca de comando, o time conseguiu já duas vitórias fora nessa edição da Série B, mas parece que desaprendeu a jogar em casa, já que o mesmo time que antes era imbatível há mais de 560 dias, perdeu já duas vezes nos últimos três jogos dentro do Independência.

Diante destes pontos, gostaríamos de saber qual ou quais os critérios para manutenção do Sr. Fred Cascardo à frente da direção de futebol, já que, do ponto de vista do desempenho do time, o trabalho não vem mostrando resultado há, pelo menos, duas temporadas? Quais as metas? Quais critérios são usados para determinar que o trabalho é bem feito: número de vendas? Conquistas desportivas? Do que adiantou vender tão bem se o dinheiro foi usado de forma questionável, pagando caríssimo em vários contratos longos para jogadores que não têm condições nenhuma de vestirem a camisa do América?

Temos certeza que qualquer torcedor consegue nomear contratações que nem o pior jogador casual de Football Manager faria para seu time, quem dirá um diretor de futebol de um clube do tamanho do América. Estamos em julho, e o Jonathas, que se aposentou há meses, ainda é o artilheiro do clube na temporada. Os últimos reforços anunciados foram decepcionantes.

O time precisando resolver problema de falta de gols e se reforça contratando dois atacantes que marcaram apenas um gol como profissionais. São salários e luvas gastos com reforços que não vão solucionar o problema e que ainda vão onerar a folha de pagamento, prejudicando a possibilidade de investimento em jogadores que possam fazer realmente a diferença.

Em entrevista, o presidente Alencar disse que Fred seria cobrado pelo desempenho da equipe, (trecho que destacamos na imagem acima). Queremos saber quando o clube irá assumir que o trabalho não deu resultado e que precisa ser corrigido?

Já caíram dois treinadores, que poderiam ter maior continuidade à frente do comando técnico se tivessem recebido atletas que de fato contribuíssem com os objetivos do clube. Não é concebível o América disputar a Série B apenas para ser mero figurante no meio de tabela.

FORA, FRED CASCARDO

Temporada do América

O ano do América vem sendo marcado por bons e maus momentos. São 10 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 28 jogos. No Campeonato Mineiro, o Coelho passou pelo Cruzeiro na semifinal e perdeu a decisão para o Atlético. Na Copa do Brasil, despediu-se na primeira fase com derrota por 1 a 0 para o Cascavel. Na Série B, está na 12ª posição, com 20 pontos.

A torcida americana viveu momentos felizes quando o clube esteve na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2021, a oitava posição, com 53 pontos, rendeu vaga na Copa Libertadores. No ano seguinte, a equipe repetiu a pontuação e terminou em nono, qualificando-se para a Sul-Americana. Já em 2023, ano do rebaixamento à Série B, o Coelho registrou faturamento recorde de R$ 187 milhões – quase o dobro da arrecadação de R$ 95 milhões no retorno à Segunda Divisão Nacional, em 2024.

Compartilhe
google-news-logo