AMÉRICA

Série B: América tem mais chance de rebaixamento do que acesso, aponta UFMG

Em situação delicada na Série B, América acumula jejum de vitórias no Independência e vem de três derrotas seguidas na competição

O América se vê cada vez mais longe do objetivo de voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. Faltando duas rodadas para o fim do primeiro turno, o Coelho está na 14ª posição, com 20 pontos, apenas dois de distância para a zona de rebaixamento e seis para o G4. Em situação delicada na Série B, o time acumula jejum de vitórias no Independência e já vem de três derrotas seguidas na competição.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América tem mais chances de rebaixamento do que acesso. A porcentagem de queda é de 30,6%, enquanto a de subir à Primeira Divisão é de 4,9%. A diferença expressiva deixa em evidência o cenário dramático do Coelho.

Nos últimos três jogos, foram três derrotas: perdeu para o Athletic por 1 a 0, para o Novorizontino por 3 a 1 e por fim para a Chapecoense por 1 a 0. Dessas, dois revezes foram em casa, o que escancara outro jejum: a falta de vitórias no Independência.

Desde que o técnico Enderson Moreira assumiu o comando, no início de junho, o time não venceu no Horto. Foram quatro jogos, três derrotas e um empate. Em contrapartida, conquistou pontos fora de casa, o que antes era um problema. Em três partidas como visitante, foram dois triunfos e uma derrota.

Escalar a classificação da Série B não será tarefa fácil. Isso porque ao menos 10 times brigam pelo acesso. A Chapecoense é a quarta colocada, com 26 pontos. O Remo, primeiro fora do G4, também soma 26, mas fica atrás no número de vitórias.

Na parte de baixo a disputa também é grande. A Ferroviária é a primeira dentro da zona da degola, em 17° lugar, com 18 pontos. O Paysandu é o primeiro fora do Z4, com 18, mas tem melhor saldo de gols e por isso ocupa melhor posição.

Alerta aceso

O América acendeu o alerta. Com apenas dois pontos a mais do que a Ferroviária, o Coelho pode entrar na zona de rebaixamento se perder na próxima rodada. Para isso, os adversários da parte de baixo da tabela precisariam ganhar.

O próximo confronto será contra o Cuiabá, nesta quarta-feira (23/7), às 21h30, na Arena Pantanal, pela 18ª rodada da Série B. O Dourado está na sexta posição, com 25 pontos, e deseja entrar no G4.

Compartilhe
Sair da versão mobile