AMÉRICA

América perde de virada para o Cuiabá e se aproxima ainda mais do Z4 da Série B

América perdeu para o Cuiabá por 3 a 1, nesta quarta-feira, na Arena Pantanal e emendou o quarto jogo sem vencer na Série B

Pouco criativo, o América perdeu de virada para o Cuiabá, por 3 a 1, nesta quarta-feira (23/7), na Arena Pantanal, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A nova derrota ligou o alerta de vez, já que o time ficou ainda mais perto da zona de rebaixamento e emendou o quarto jogo sem vencer na competição. Arthur Sousa abriu o placar para o Coelho, enquanto Allison Safira, Jader e Juan Christian marcaram para o Dourado.

Com o resultado, o alviverde ficou com 20 pontos, na 15ª posição, com apenas um ponto a mais que a Ferroviária, o primeiro time dentro do Z4, em 17° lugar. Já o Cuiabá, com a vitória, colou no G4 ao somar 28 pontos, na quinta colocação, e tem apenas um a menos que a Chapecoense, o quarto na tabela.

O primeiro tempo foi travado, as duas equipes enfrentaram dificuldade para chegar com perigo. Os lances emocionantes foram apenas nos últimos minutos de jogo, quando o América abriu o placar e, na sequência, o Cuiabá sofreu pênalti e foi para o intervalo com tudo igual no marcador.

Na segunda etapa, os donos da casa logo viraram o placar, com golaço de Jader. Mesmo com as mudanças feitas por Enderson Moreira, o Coelho não foi criativo e viu o tempo ficar curto para ensaiar retomada na partida. O Dourado ainda fez mais um para ‘fechar o caixão’.

Próximos jogos

O Cuiabá volta a campo na terça-feira (29/7), às 20h30, para enfrentar o Criciúma, no Heriberto Hulse, pela 19ª rodada da Série B.

Já o América enfrentará o Athletico-PR, no domingo (27/7), às 18h30, no Independência, também pela 19ª rodada da Série B.

O jogo

O primeiro tempo demorou a ‘engrenar’. Sem muitas emoções até os 40 minutos, o jogo foi cadenciado, principalmente no meio de campo. As oportunidades não foram tão claras e os gols surgiram de erros do adversário.

O América construiu mais jogadas pelo lado, utilizando Miguelito e Facundo Labandeira. A principal ideia foi cruzar para que o atacante Arthur Sousa chegasse com qualidade para finalizar, mas o jogador não foi colocado cara a cara com o gol. A equipe visitante, contudo, manteve a maior posse de bola.

Por sua vez, o Cuiabá teve a melhor chance com Carlos Alberto, que recebeu cavadinha e invadiu a área, mas finalizou para fora. A partida demorou para ganhar tom emocionante, visto que os dois times tiveram dificuldade de infiltrar linhas de defesa para chegar com perigo no setor ofensivo.

O técnico Enderson Moreira foi obrigado a mexer no time porque o volante Felipe Amaral sentiu desconforto na perna esquerda e pediu substituição. Na vaga veio Kauã Diniz.

Quando o Cuiabá parecia emergir, retomando a posse e se aproximando da meta de Dalberson, o Coelho se deu melhor. Marcelo errou na saída de bola, e o América ficou com a sobra. Elizari correu pelo lado direito e bateu cruzado, mas acertou a trave. No rebote, Arthur Sousa, bem posicionado, mandou para o fundo do gol: 1 a 0.

Na sequência, o Cuiabá respondeu. Em jogada na área, Mariano puxou o zagueiro Bruno Alves pela camisa e derrubou o adversário. Após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Allison Safira deixou tudo igual: 1 a 1.

Segundo tempo

O Cuiabá não deu tempo para que o América se organizasse. Logo aos cinco minutos, Alisson Safira recebeu na ponta deu lindo passe de calcanhar para o meia Jader. O camisa 10 dominou a bola dentro da área e bateu com precisão para virar o placar: 2 a 1.

Com a vantagem no placar, o Cuiabá se fechou defensivamente, o que dificultou a criação do América. Miguelito foi bem marcado e não conseguiu prosseguir com perigo ofensivo. Elizari teve boa chance com chute de fora da área, mas viu a bola ir pra fora.

O técnico Enderson Moreira renovou o fôlego da equipe com Héber e Stênio – Labandeira e Arthur Sousa foram sacados. As trocas não surtiram efeito. Sem poder de reação, o Coelho rondou o setor ofensivo e até fez certa pressão. A defesa do Cuiabá e o goleiro Matheus Pasinato tiveram papel importante para afastar qualquer chance.

Para aumentar o placar e garantir a vitória, Alisson Safira serviu a Juan Christian. O atacante dominou, girou na entrada da área e bateu no ângulo, sem chance para o goleiro Dalberson: 3 a 1. 

No apagar das luzes, o América insistiu. Em confusão na área, Marlon cruzou pela esquerda, Barros cabeceou para o meio da pequena área e Mateus Pasinato defendeu. A bola sobrou nos pés de Willian Bigode, que chutou de primeira, mas viu o zagueiro Nathan fazer o corte e impedir o gol.

Pasinato ficou caído no gramado após a jogada e teve que sair. O Cuiabá, contudo, não tinha mais substituições para fazer, e o atacante Alisson Safira assumiu a meta. O Coelho tentou chutar de fora da área para ameaçar o jogador, mas sem sucesso. O volante Kauã Diniz ainda foi expulso direto por acertar cotovelada no adversário.

CUIABÁ 3 X 1 AMÉRICA

Cuiabá

Mateus Pasinato; Léo Ataíde (Guilherme Mariano aos 31 do 2T), Bruno Alves, Nathan e Marcelo (Sander aos 11 do 2T); Jader (Victor Barbara aos 19 do 2T), Calebe e David Miguel (Arthur Rezende aos 11 do 2T); Carlos Alberto (Juan Christian aos 31 do 2T), Denilson e Allison Safira. Técnico: Guto Ferreira

América

Dalberson; Mariano, Júlio César, Lucão e Marlon; Felipe Amaral (Kauã Diniz aos 34 do 1T), Cauan Barros, Elizari (Willian Bigode aos 29 do 2T); Labandeira (Héber aos 20 do 2T), Miguelito e Arthur Sousa (Stênio aos 20 do 2T). Técnico: Enderson Moreira

  • Gols: Arthur Sousa aos 40 do 1T (América), Allison Safira aos 49 do 1T, Jader aos 5 do 2T e Juan Christian aos 40 do 2T (Cuiabá)
  • Cartões amarelos: Mariano, Cauan Barros (América), David Miguel, Carlos Alberto (Cuiabá)
  • Cartão vermelho: Enderson Moreira (técnico do América), Kauã Diniz
  • Motivo: 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
  • Data: 23/07/2025
  • Horário: 21h30
  • Local: Arena Pantanal
  • Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
  • Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ)
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Compartilhe
Sair da versão mobile