Cada vez mais próximo da zona de rebaixamento, o América vem colecionando números ruins na Série B do Campeonato Brasileiro. Em situação delicada e com jejum de vitórias, o time vive o oposto do que foi planejado para a temporada: em vez de brigar pelo acesso, se vê na luta contra a degola.
Com a derrota para o Cuiabá por 3 a 1, nessa quarta-feira (23/7), na Arena Pantanal, o Coelho ficou com 20 pontos, na 15ª posição. Tem apenas um ponto a mais que a Ferroviária, a primeira colocada dentro do Z4, em 17°. Nesta temporada, é a pior situação que o alviverde já esteve.
Ameaçado na tabela, o time amarga outros números ruins. Ao lado do Athletic, o América é a equipe que mais sofreu derrotas no campeonato – são 10 no total. Dessas, três foram em casa e as outras sete como visitante.
Os números defensivos também são péssimos. Nesta temporada, o Coelho só não foi mais vazado do que o próprio Athletic, que levou 25 gols, enquanto o alviverde tomou 24. O Amazonas e o Athletico-PR também registram o mesmo número de gols sofridos.
Por fim, a equipe mineira amarga jejum de vitórias e vem de quatro derrotas seguidas: perdeu para Athletic, Novorizontino, Chapecoense e Cuiabá.
Ainda em 2025, o Coelho perdeu uma forte ‘arma’: a invencibilidade no Independência. Com a queda do ‘fator casa’, o time não ganha no Horto desde a chegada de Enderson Moreira, no início de junho, e ainda busca se reafirmar frente aos torcedores.
Oposto do planejada na temporada
No início do ano, o América deixou bem claro que o objetivo principal da temporada era o acesso à Série A. Pelo segundo ano consecutivo na Série B, o clube já está em situação financeira delicada e enxerga o retorno à Primeira Divisão como uma alavanca, já que o valor de patrocínio e cotas de TV tendem a aumentar, por exemplo.
No entanto, com a campanha atual, o Coelho vive o exato oposto do que foi planejado. Se antes o discurso era de busca pelo acesso, o disco mudou. A briga contra a degola está cada vez mais perto, já que o que apenas um ponto de diferença separa o alviverde do Z4.
A equipe terá poucos dias para trabalhar. Isso porque o próximo compromisso é contra o Athletico-PR, no domingo (27/7), às 18h30, no Independência, pela 19ª rodada da Série B.