AMÉRICA

América anuncia contratação de jogador que passou pela Inter de Milão

Lateral-esquerdo de 31 anos, Dalbert foi anunciado como reforço do América nesta sexta-feira (25/7); veja detalhes da carreira do ex-Inter de Milão

O América anunciou nesta sexta-feira (25/7) a contratação do lateral-esquerdo Dalbert, que atuou pela Inter de Milão entre 2017 e 2019 e assinou com a equipe mineira até 30 de novembro de 2026.

Em meio à crise na Série B do Campeonato Brasileiro, o Coelho se mostra bem ativo no mercado, tanto que oficializou a chegada do atacante argentino Titi Ortiz mais cedo e confirmou o acordo com o ala que estava no Sport.

Dalbert chegou ao Leão da Ilha em abril de 2024 e disputou 24 partidas na última temporada, mas passou em branco e não anotou gols ou assistências. Ele foi titular em 16 oportunidades. Com o acesso à Série A no fim do ano passado, o Sport optou por renovar o vínculo com Dalbert.

Em 2025, o jogador disputou 15 partidas e contribuiu com apenas duas assistências. Nos últimos meses, ele sofreu com lesões e perdeu espaço no time. Desses 15 jogos, saiu do banco em oito ocasiões.

Antes do Sport, Dalbert passou por Internacional, Inter de Milão (Itália), Cagliari (Itália), Rennes (França), Fiorentina (Itália), Nice (França), Vitória SC (Portugal), Viseu (Portugal), Fluminense e Barra Mansa, clube que foi revelado.

A carreira de Dalbert

Dalbert Henrique Chagas Estevão nasceu em 8 de setembro de 1993, em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Aos 31 anos, construiu uma carreira em clubes importantes do futebol europeu. O início, contudo, foi nas categorias de base do modesto clube que leva o nome da cidade natal. De lá, partiu para o Fluminense, onde pouco ficou antes de partir para o Velho Continente.

A trajetória europeia teve o primeiro capítulo na temporada 2013/14, no Académico de Viseu, de Portugal. O destaque o levou ao Vitória de Guimarães e, enfim, ao Nice. No clube francês, dividiu o vestiário com um dos jogadores mais polêmicos – e talentosos – dos últimos anos do futebol mundial: Balotelli.

Destaque ao lado de Balotelli

O ‘Super Mario’ já era uma estrela consolidada quando foi companheiro de Dalbert. Com passagens por Internazionale, Manchester City, Liverpool e Milan, o italiano se redimia na França após temporadas irregulares na Itália e na Inglaterra.

Juntos, ajudaram o Nice a fazer uma campanha surpreendente em 2016/17. A equipe terminou o Campeonato Francês na terceira posição, atrás apenas do campeão Monaco e do vice PSG. Dalbert jogou 33 das 38 partidas (todas como titular) e contribuiu com duas assistências. Já Balotelli terminou a temporada com 17 gols e uma assistência em 28 jogos.

Ricardo Pereira, Dalbert e Balotelli pelo Nice em 2017(foto: Boris Horvat/AFP)

O maior voo: a Internazionale

Na temporada seguinte, Dalbert deu mais um passo largo na carreira: do Nice rumou à histórica Internazionale. Em Milão, contudo, as coisas não andaram tão bem. O canhoto pouco jogou e viu a Juventus construir um domínio local impressionante, com nove títulos italianos consecutivos entre 2011/12 e 2019/20.

Entre idas e vindas, foram somente 26 partidas, um gol e uma assistência com a camisa da Inter. O período ficou marcado por empréstimos à Fiorentina, ao Cagliari e ao Rennes. Até que o contrato acabou…

De volta ao Brasil

Foi quando Dalbert resolveu retornar ao Brasil. O destino? O Internacional. Chegou ao clube colorado em 2023, em meio à semifinal da Copa Libertadores diante do Fluminense – clube que o havia revelado. De cara, o baque. Os cariocas passaram à decisão e acabaram com o título ao baterem o Boca Juniors no Maracanã.

No Inter, Dalbert não conseguiu se firmar e acertou com o Sport em 2024. Participou da campanha que levou o Leão de volta à Série A e teve o contrato renovado para este ano. Assim como os companheiros, viu o desempenho cair significativamente na elite e, agora, está em busca de novos ares.

Compartilhe
Sair da versão mobile